Como Perder Gordura Localizada

Antes de mais nada quero advertir que este método não é prá todos, nem é a solução prá se  perder alguns quilos pro carnaval.

A gordura corporal só é eliminada através de dietas bem elaboradas aliadas com programas bem feitos de exercícios aeróbios e com muita força de vontade, pois não é do dia prá noite que se perde a gordura acumulada por meses ou anos.

No entanto, se você já tem um bom condicionamento, treina há vários anos e ainda não consegui eliminar aquela gordura que cisma em cobrir seus abdominais esta técnica pode lhe ajudar.

O que mais dificulta nosso corpo a queimar os últimos depósitos de gordura é a falta de circulação sanguínea no tecido adiposo, por isso é mais fácil pro nosso corpo usar os próprios músculos como fonte de energia do que ele queimar a santa barriguinha.

Para chegar no nosso objetivo a primeira providência é aumentar a nossa circulação sanguínea na região onde queremos que a gordura seja eliminada, para isso existem básicamente duas alternativas, uma interna e outra externa, que se usadas simultâneamente trarão os resultados esperados.

A interna é fácil, basta fazer abdominais, tipo crunch ou crunch reverso,  lentamente, procurando sentir o músculo trabalhando, sem se preocupar com número de repetições e sim com o tempo total do exercício.

A externa é um pouco mais trabalhosa, primeiro é preciso compreender o funcionamento da nossa circulação: uma das funções dela é justamente controlar a temperatura do nosso corpo, e por isso automáticamente o sangue é mais bombeado prá região que está precisando.

O pessoal mais antigo deve se lembrar de faixas elásticas que se usavam na cintura, geralmente com um plástico por baixo, na tentativa de eliminar a gordura, na realidade o efeito era uma desidratação localizada devido ao aumento de temperatura na área e dois copos d’água depois lá se iam os “ganhos” na perda de gordura.

Outro erro desse método ocorria por não estimular a circulação de sangue na área, pois já que estava aquecida o corpo não vê necessidade de mandar mais sangue pro local e isso torna mais difícil ainda a utilização da gordura como fonte de energia.

O mesmo erro acontece naqueles “fornos” que algumas clínicas de estética usam, a região é aquecida e apenas ocorre a desidratação local.

Para aumentarmos a circulação o que devemos fazer é tentar resfriar a região onde queremos diminuir as gorduras, assim o corpo mandará mais sangue pro local e facilitará a utilização da gordura como fonte de energia.

Então é só colocar um saco de gelo em cima do abdomen enquanto se faz abdominais e pronto, acabou-se a barriga, mas não é tão simples assim.

Primeiro precisamos fazer nosso corpo começar a usar a gordura como fonte de energia, e isso é um processo que requer mais uma vez o conhecimento do funcionamento do nosso corpo.

A nossa fonte de energia principal é o glicogênio, um carboidrato complexo que fica estocado em nossos músculos e no nosso fígado, só depois de esgotado o glicogênio disponível é que o corpo irá partir em busca de novas fontes de energia.

Em condições de exercícios normais esse estoque dura cerca de 45 minutos, e só depois é que serão usadas outras fontes alternativas de energia.

Outra forma, que muitos estudiosos condenam, mas que na prática se mostra eficaz, é a execução dos aeróbios em jejum. A explicação é que, como passamos mais de oito horas sem alimentação, o corpo já está usando outras fontes de energia e com o devido cuidado podemos direcionar o uso dessas fontes para onde queremos.

Bem, chega de falatório e vamos ao que interessa, como perder realmente a gordura localizada.

Primeiro acorde uma hora mais cedo, vá até a cozinha beba um copo de água gelada e tome  um copo de café sem açúcar, a cafeina é um termogênico natural e vai nos ajudar, e um comprimido de vitamina C sem açúcar, aliás o açúcar ou qualquer outro carboidrato deve ser evitado antes do exercício, senão seu corpo vai parar de queimar as gorduras, pois os caboidratos são fontes mais fáceis de energia, é a eterna lei do mínimo esforço.

Faça um leve aquecimento e faça uma caminhada de meia-hora, lembre-se, a idéia é manter o corpo queimando a gordura, por isso não faça esforços desnecessários, apenas caminhe.

Após a caminhada deite-se num colchonete, coloque o gelo e começe com os abdominais, mais uma vez, sem esforço, apenas contraia e relaxe o abdomem sentindo o trabalho muscular, tente ir aumentando o tempo aos poucos, segurando mais tempo o músculo contraido, relaxando mais devagar o músculo.

Lembre-se, nós estamos querendo queimar a gordura localizada não treinando prá algum campeonato de aeróbica, portanto respeite seus limites, se sentir tonturas ou desconforto pare os exercícios, respire fundo algumas vezes e vá se alimentar.

Existem também alguns cuidados prá se usar o gelo, o principal é não colocá-lo diretamente sobra a pele, devemos sempre colocá-lo sobre uma toalha. Outra opção são aquelas bolsas térmicas que vendem em farmácias, é só deixá-las no freezer e colocar sobre a tolha.

Uma dica boa é fazer um colete atoalhado com bolsos que caibam as bolsas térmicas, assim pode-se pegar toda a área do abdomen de uma só vez.

Acabado os exercícios tome mais um copo de água gelada e espere uns vinte minutos para tomar seu café da manhã.

 

Um bom treino

 

claudio

 

About these ads
Galeria | Esse post foi publicado em Dietas, exercícios, Treinamentos e marcado , , . Guardar link permanente.

215 respostas para Como Perder Gordura Localizada

  1. André disse:

    Cara!
    Vo começa esta série de exercícios mas tenho uma séria duvida tenho mesmo de fazer uma caminhada de vinte minutos.
    Acho que poderia citar algum outro tipo de opção para quem não quer sair de casa e não tem uma bicicleta em casa entende.
    Obrigado pela atenção.

    • Olá André,
      O Objetivo da caminhada é fazer seu corpo queimar o restante de glicogênio muscular estocado nos músculos e garantir que se vá utilizar a gordura corporal como fonte de energia,
      Se fizer muito esforço pode ser que seu corpo entre em catabolismo, isto é, queime os próprios musculos para produzir energia, se fizer pouco pode ser que os exercícios não queimem a gordura corporal que se está querendo eliminar.
      Em casa, se a caminhada for mesmo impossível, faça 30 minutos de alongamentos, sem fazer força em demasia, apenas sentindo o alongamento do músculo, 3 séries de 30 segundos, para cada grupo muscular.

      sucesso

      claudio

      • Régia Neto. disse:

        Caro,Claudio,gostaria de fazer uma avaliação com vc e montar um treino… É possivel?

      • Olá, Régia
        Até existem pessoas que fazem assessoria on line, e dependendo dos objetivos e da experiência de quem recebe as orientações é possível agir dessa forma.
        Porém, certos procedimentos, entre eles a avaliação física devem ser feitos presencialmente, e a pessoa mais indicada para fazer isso é o educador físico que será responsável pela prescrição do seu treinamento e, preferencialmente, pelo acompanhamento do seu treino, adaptando-o, sempre que necessário, aos seus progressos.
        Se tiver tempo dê uma lida nesta monografia de Luigi Ferreira Guimarães da UFMG sobre a prescrição de treinos pela Internet:
        http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1821.pdf

        Sucesso

    • Luciana França disse:

      Nossa nunca ouvi tanta bobagem assim. Provavelmente voce só assistia os primeiros minutos das aulas de de bioquimica e fisiologia do exercício, por isso suas conclusões são erroneas.
      Primeiro erro: quando voce resfria um local do corpo a circulação naquele locar diminui pois ocorre uma vasoconstrição periférica para que seu corpo não perca mais calor para o ambiente. Segundo erro: os exercícios de força como o abdominal não “queimam” gordura localizada. Para que isso ocorra é preciso ativar uma enzima chamada Lipase Hormonio Sensivel, o próprio nome diz é uma enzima que é ativada por hormônios como o GH, a testosterona e no caso dos exercícios pela adrenalina. Essa enzima vai atuar onde tiver receptores no tecido adiposo sendo impossível localizar sua ação.
      E o erro mais absurdo: fazer exercícios injejum para queimar gordura não funciona e ainda pode levar a uma hipoglicemia e a pessoa chegra a desmaiar. Para queimar gordura é preciso passar por 2 processos a mobilização e a oxidação das gorduras.
      A mobilização ocorre quando a Lipase Hormonio Sensivel é ativada pelos hormonios já citados. Nesse momento o triglicerideio é quebrado em acidos graxos e glicerol. A oxidação (que é “queima” propriamente dita) só occore quando existe uma demanda induzida pelo exercicio. A questão é a seguinte quando um acido graxo é usado como fonte de energia ele gera aproximadamente 700 ATPS (molécula de energia humana) enquanto uma glicose gera 36 quando oxidada completamente, ou seja, pra voce queimar um ácido graxo é preciso que o exercicio seja muito intenso o que fica impossível já que a pessoa está injejum e não aguentaria sustentar o exercicio com uma intensidade alta. Uma vez que o corpo não utilizou todos os acidos graxos e os glicerois que foram mobilizados eles se ligam novamente formando outros triglicerideos e voltando a ser armazanado no tecido adiposo.
      Portanto caro colega não iluda as pessoas que estão em busca do corpo perfeito sem muito esforço.
      Não existe formula milagrosa, para emagrecer de forma saudavel é preciso aliar treino aerobico, treino de força e um dieta adequada.

      • Olá, Luciana

        Não entendo o tom agressivo e desrespeitoso do seu comentário, primeiro não estou iludindo ninguém, logo no primeiro parágrafo do post já advirto que é uma técnica destinada a pessoas com vários anos de treino:

        “Antes de mais nada quero advertir que este método não é prá todos, nem é a solução prá se perder alguns quilos pro carnaval.

        A gordura corporal só é eliminada através de dietas bem elaboradas aliadas com programas bem feitos de exercícios aeróbios e com muita força de vontade, pois não é do dia prá noite que se perde a gordura acumulada por meses ou anos.

        No entanto, se você já tem um bom condicionamento, treina há vários anos e ainda não consegui eliminar aquela gordura que cisma em cobrir seus abdominais esta técnica pode lhe ajudar.”

        Segunda, no meu blog tento usar uma linguagem acessível para leigos, de nada adiantaria ficar citando enzimas, hormônios, processo bioquímicos, ninguém ia entender nada e iria apenas desestimular a leitura.

        Terceiro você está falando como uma acadêmica que vive trancada no seu escritório e não tem conhecimento da vida prática, fisiculturistas empregam os aeróbios em jejum há décadas e funciona para o objetivo proposto, existindo até os que seguem o Intermitent eating com várias horas de jejum, exercícios resistidos incluídos e seguidos por algumas de overeating.

        Estou plenamente ciente dos efeitos da aplicação de gelo, só que não estou me referindo a crioterapia que tem funções antiinflamatória e analgésica, a funçao utilizada aqui é justamente a contrária, estimular a circulação local, que é conseguida com aplicações intermitentes e não muito prolongadas, ao contrário da crioterapia onde as compressas ficam aplicadas de 15 a 30 minutos. Outro fator relevante é que a gordura não tem a mesma condutividade térmica dos tecidos moles portanto os efeitos práticos são diferentes de quando a crioterapia é utlizada em lesões musculares e articulares.

        Nesse mesmo post cito que a utilzação dos exercícios abdominais é também para estimular a circulação local e não queimar a gordura como você citou na sua crítica.

        Seria melhor você lesse o texto com atenção e pesquisasse melhor antes de acusar o trabalho e a experiência pessoal das outras pessoas, não é porque não existam muitos trabalhos publicados por renomados pesquisadores que algumas técnicas não funcionam, aliás muitos dos estudos publicados só tem interesses marketeiros, esses sim iludindo as pessoas para convencê-las a tomar novas drogas e a mudar sua alimentação segundo o interesse de grandes grupos econômicos.

        Seria melhor você rever seus conceitos, os exercícios aeróbios não emagrecem como você afirmou, o máximo que eles fazem é aumentar o consumo imediato de algumas calorias que o corpo vai tratar de repor na primeria chance que tenha.
        Dá uma lida neste post do Dr. Paulo Muzy:
        http://superperformance.blogspot.com/2009/02/aerobio-engorda.html

        E se não concordar lhe mande um comentário dizaendo que está falando bobagens.

        sucesso

      • Guilherme disse:

        minha querida… Na Pratica, a Teoria eh outra…. nao sao 4 anos de faculdade que vao superar 15 anos de maromba!!! Sucesso!

    • Luciana França disse:

      Pelo contrário Claudio não vivo trancada num escritório. Sou personal trainner há pelo menos 6 anos e coordenadora geral de uma academia.Mas sim me interesso muito pelas pesquisas acadêmicas e costumo utilizar métodos que tenham comprovação.
      Não acho interessante colocar em prática métodos utilizados por fisioculturistas em pessoas comuns.Faça uma pesquisa e verá que poucos fisiocultiristas chegam aos 40 anos com uma saúde intacta. Desenvolvem várias doenças e lesões causadas por métodos agressivos e maléficos.
      Sobre o gelo, não adianta. Gelo sempre vai causar vasoconstrição periférica e consequente diminuição de fluxo sanguineo no local aplicado.
      Sobre os exercicios aerobicos, note que disse que é associado a treino de força (para não cusar sarcopenia)e dieta adequada. Ora o emagrecimento ocorre através de um balanço calorico negativo, logo uma atividade aerobica com uma intensidade adequada promove sim o emagrecimento. Li todo seu texto com atenção, não costumo críticar as coisas quando não tenho argumentos sólidos mas, me formei em uma Universidade que estimula o debate e o senso crítico.

      • Olá, Luciana
        O blog é destinado ao fisiculturismo natural, ele pode ser adotado por qualquer pessoa que não tenha restrições médicas, inclusive os próprios médicos já estão acordando e começam a recomendar a musculação até para a terceira idade.
        O Instituto Biodelta de São Paulo tem uma parceira com o Hospital das Clínicas para atender idosos a fim de melhora a qualidade de vida, inclusive a minha pós graduação será em Musculação Terapêutica.
        Tudo isso é bem diferente do Fisiculturismo Profissional onde os atletas são praticamente obrigados a consumir todo tipo de ergogênicos para se manterem competitivos e conseguirem manter seus patrocínios, os quais a meu ver são uma verdadeira hipocrisia, pois querem vender seus suplementos “saudáveis” às custas da saúde dos atletas, e ainda os atletas que assumem o uso de ergogênicos são jogados no ostracismo.
        Gostaria que experimentasse os AEJ como sugeri, com o gelo e tudo, por umas doze semanas e depois relatasse os resultados. Como você deve saber todos o conhecimento científico vem ou veio do conhecimento empírico, de onde os pesquisadores apenas eliminam as variáveis.

        sucesso

      • Guilherme disse:

        fisiculturismo hj em dia eh competicao de laboratorio fia…. por isso todos tao fudidos qdo param….
        ele esta falando sobre pessoas normais….
        aerobicos em jejum funcionam sim!!! experiencia propria…
        o negocio do gelo faz sentido mas nunca experimentei e acho q nunca experimentarei tbm…
        creio numa dieta rica em graos proteinas e carbos de baixo IG nas horas certas!
        assim, aumentando o metabolismo.
        e tbm sou a favor de um aerobico mais intenso …. pq msm q ele gaste apenas 700kcal no momento dps da atividade, seu corpo estara bem exausto e continuara a queimar mais calorias que o normal durante o dia para recuperar o corpo inteiro….
        abcs

      • Olá, Guilherme
        Concordo que a prática nos apresenta bem mais conhecimentos que o mundo acadêmico, porém é importante saber o porque as coisas funcionam, pois dependendo desse processo os meios podem não compensar os fins, isso em termos de saúde.

        Quanto aos aeróbios o problema é que após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou anaeróbios, a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio. Esse momento, denominado por Gaesser e Brooks como EPOC (excesso de oxigênio consumido pós-exercício), se caracteriza pelo consumo de oxigênio aumentado em relação ao período pré-exercício.

        Como o consumo de oxigênio tem uma relação direta com o gasto energético, a grosso modo cada litro de O2 consumido são gastas 5 Kcal, mesmo que se gaste as mesmas calorias em uma seção de musculação e de aeróbios, como o EPOC lento da musculação é bem maior, chegando a ficar até 48 horas mais elevado, ela é muito mais eficiente para promover a perda de gordura do que os aeróbios.

        Se quiser dar uma pesquisada este artigo é bem abrangente:
        CONSUMO DE OXIGÊNIO APÓS EXERCÍCIO RESISTIDO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA SOBRE OS FATORES DETERMINANTES DE SUA MAGNITUDE E DURAÇÃO
        http://www.brjb.com.br/files/brjb_68_3200906_id2.pdf

        Sucesso.

  2. ANDRÉ LUIZ disse:

    o que é melhor claudio correr ou caminhar???
    corrida de meia hora ou caminhada… percebo que quando eu caminho meia hora
    num ritmo acelerado eu nao chego nem a transpirarr e quando eu corro num pique mais leve aquela corridinha de leve nem rapida nem divagar eu perco mais gordura localizada mais eu to percebendo que to perdendo muito mais massa do que gordura
    lembrando que meu percentual de gordura tá entre 10 a 11% sei que é um percentual de gordura bom!!! mais a minha intençao é ficar com o percentual de gordura entre 6 a 7% ficar com todos os musculos do corpo bem visíveis sem ter que forçar pra eles aparecem definidos e sei que pra isso preciso abaixar mais o meu percentual de gordura ja malho a 2 anos!!!! musculatura forte boa entao me ajuda que que eu devo fazer cláudio pra conseguir chegar a esse percentual de gordura !!!! abrxx irmao

    • Olá André Luiz,
      Na corrida se queimam mais calorias em menos tempo, se você fizer uma corrida leve de 10 km, vai levar de 45 a a 60 minutos, ou até menos dependendo do seu ritmo, e vai queimar cerca de 700 calorias, já se você caminhar os mesmos 10 km vai levar quase uma hora e meia e no final são quase as mesmas 700 calorias, só que sem impacto nas articulações, sem manter a pulsação em níveis mais altos e perdendo menos massa muscular. Essa perda de massa é o preço que pagamos pela pressa em quemar calorias.

      No ponto que você está, em torno de 10% de BF, a dieta precisa ser bem controlada prá continuar baixando o BF sem perder massa, aqui mesmo no Power-Works tem dois posts sobre definição que irão lhe ajudar a calcular seu gasto calórico total prá elaborar uma dieta mais controlada ligeiramente menos calórica, em torno de 5 a 10%, depois é se alimentar a cada três horas com pequenas refeições completas e ingerir bastante água.

      Os aeróbios apenas ajudam no aumento do gasto calórico total, se deseja mantê-los, como forma de condicionamento, deve colocá-los na conta do seu gasto calórico, assim evita a perda de massa muscular.

      Sucesso

      claudio

  3. igor disse:

    tenho uma gordura abaixo do umbigo como perde-ça me ajude por favor

    • Olá Igor,
      Gordura localizada é uma das mais difíceis de se perder, requer um dieta bem elaborada aliada a um bom programa de exercícios, não há outra maneira, existem muitos produtos que fazem milhões de promessas, mas infelizmente se não controlar a sua alimentação para ingerir menos calorias do que gasta, nada vai fazer efeito. A gordura não se acumula do dia prá noite, e também não dá prá tirá-la do dia prá noite, é preciso paciência e presistência.

      sucesso

  4. igor disse:

    claudio muito obrigado
    mas tem como vc me passar uma dieta para eu poder perder gordura
    obrigado

  5. igor disse:

    desculpe interromper de novo .mas quanto tempo voce acho q leva para perder essa gordura.
    eu sou magro mais tenho gordura na barriga

    • Olá, Igor
      Não existe com prever quanto tempo vai levar prá se perder gordura localizada, quem disser que tem vai tentar lhe vender algum remédio milagroso.
      Antes de se submeter a uma dieta começe a se alimentar mais saudavelmente, eliminando todas as frituras, cortando o açúcar, evitando alimentos industrializados, comendo bastate verduras e vegetais, se hidratando bem e inicie um bom programa de exercícios.
      Infelizmente essa atitude tem que ser prá vida toda, não adianta fazer uma dieta e achar que vai continuar magro o resto da vida, nós temos que aprender a nos alimentar.

      sucesso

  6. ANDRE LUIZ disse:

    valeu claudiooo abaixei meu BF to com 7%
    agora parei de correr to controlando a dieta ingerindo muita fibra
    muito feijao lentilha verdura carne só peixe e frango mais o que me ajudou mais mesmo
    foram as fibras e o aerobico 10 km por dia 40 45 min pra realizar o trajeto
    obtive o sucesso!!!! hehehe desculpa a demora pra responder
    grande abraço!!!!!!!!!!!! valeu

  7. Marco Leandro disse:

    Oi boa noite, bom vamos lá, pratico musculação , e tento de varias maneiras abaixar o percentual de gordura….tipo após 45 minutos de treino estou por começar a fazer de 15 a 20 de esteira correndo na velocidade de 10 a 12 na esteira….até que ponto isso prejudica os ganhos? e o shake pós treino com os carbos whey e creatina deve ser tomado após a musculação e antes o aerobico ou após os 2 , me orientaria de alguma forma????tipo, o aeróbico ou a maneira de conduzir o suplemento de que maneira!

    att
    Marco

    • Olá, Marco
      A redução do BF sempre é mais difícil quando não se está acostumado, mas o que mais contribui para reduzí-lo é uma boa dieta saudável, ligeiramente hipocalórica, e acompanhada de um bom programa de musculação,
      aeróbios mesmo só se houver muita pressa em reduzir o BF, ou se precisar manter um bom condicionamento cardiovascular para outras atividades.
      Quanto mais aumentamos nossa massa muscular maior será o nosso gasto calórico para manter nossos músculos.
      A simples divisão das refeições em 6 pequenas refeições ou mais também já aumenta nosso gasto calórico, quase no mesmo número que uma sessão de aeróbios.
      Calcule bem seu gasto calórico, diminua cerca de 10% e redistribua nas suas refeições, tome bastante água, faça uma caminhada de 30 minutos em jejum, se quiser pode tomar antes um café sem açúcar, e tire os aeróbios do seu treino, no lugar faça alongamentos dos músculos exercitados e tome o seu shake logo em seguida.
      Depois de um mês os resultados começam a aparecer com certeza.

      Sucesso

  8. Demétrius disse:

    claudio, boa tarde,
    um comprimido de franol (15mg) de efedrina no jejum com a cafeina traria algum dano,…durante uns 15 dias?

    • Olá Demétrius,
      a intenção dos aeróbios em jejum é aproveitar a oportunidade da queima de gordura natural, já que provavelmente o corpo já está fazendo isso, então vamos tentar prolongar esse processo por mais algumas horas, se ingerirmos qualquer substância que tente acelerar o processo pode ser que ao invés de aumentarmos a queima o corpo mande ela ser interrompida, para proteger o funcionamento. Auto-preservação.
      Em pessoas sensíveis a efedrina e seus derivados também pode causar taquicardia e em jejum isso pode ser potencializado, obrigando no mínimo a interromper os exercícios.
      Durante um treino normal, já alimentado, a efedrina no ECA costuma trazer bons resultados, desde que não se tenha contraindicações ao seu uso.

      sucesso

  9. Alex disse:

    Muito Bom!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Claudia disse:

    Olá!! me explique como combinar um exercicio com outro ou melhor um musculo com outro num treino de segunda a sexta… obrigada

    • Olá, Claudia
      Em um treino visando hipertrofia tem que levar em conta o tempo de recuperação do músculo após o exercício, esse tempo varia conforme o tipo do músculo, o tipo do treino e também conforme a individualidade biológica.
      Esse tempo pode durar de 24 horas a 1 semana, para pessoas normais com um treino não muito intenso pode-se considerar 48 a 72 horas como um bom tempo de descanso.
      Os exercícios que mais colaboram para a hipertrofia muscular são os básicos, ou multiarticulares, eles são aqueles onde se usa mais carga por que eles envolvem o trabalho de vários músculos, o principal e os sinergistas.
      Por exemplo, numa versão simplificada, quando se trabalha o peito com o supino também estamos trabalhando os tríceps e a porção anterior do deltóide, então nas 72 horas depois do treino seria bom não trabalhá-los também para garantir sua recuperação.
      No treino de costas se usa também o bíceps, o trapézio e a porção posterior do deltóide.
      No treino de glúteos se usa também os lombares e a parte posterior da coxa.
      É a partir desses dados e também das necessidades individuais que se monta o quebracabeça, por isso a maioria dos treinos prontos não funcionam igual prá todo mundo.
      Sem conhecer a intensidade do treino, a alimentação, as características individuais e os objetivos não tem como passar uma série que permita bons ganhos.

      sucesso

  11. Gustavo disse:

    Claudio td blz meu caro
    estou fazendo a caminhada em jejum, 30 min 400ml de agua antes 400depois, um copo de cafe e uma vitamina c time release sem açucar antes…..esta informação:”Consumir BCAAs antes do aeróbico diminuí e até previne que a proteína seja quebrada para gerar energia. Isto significa mais massa muscular e metabolismo mais rápido para você.” oque vc acha procede????

    abraço
    bons treinos

    • Olá Gustavo,
      Eu prefiro o BCAA antes e depois do treino de força, já que teóricamente eles reduzem a fadiga relacionada ao exercício, além de evitar que o estresse dos exercícios degradem as estruturas musculares, prolongando os efeitos dos exercícios. Quem toma Whey no pós treino nem precisa pois o whey já os contem.
      Antes de aeróbios o mais importante são carboidratos com baixo indice glicêmico para dar energia para o treino, com em geral são exercícios que não exigem grande esforço dos músculos a chance de catabolizar com eles é pequena se estiver com um bom estoque de carbos.

      sucesso

      • Gustavo disse:

        Sim entendi, mas neste caso o bcaa seria em jejum junto com café e vitamina c., pois os aeróbicos que faço são em jejum!

      • Olá, Gustavo
        Se sentir necessidade, mesmo que psicológica, pode ingerir o BCAA antes do aeróbio em jejum, na verdade durante o aeróbio ele não irá surtir nenhum efeito, ele demora de 40 minutos a uma hora até chegar na corrente sanguínea, até lá os aeróbios já acabaram e você deveria estar ingerindo o café da manhã.

        sucesso

      • Olá, Gustavo

        Se sentir necessidade, mesmo que psicológica, pode tomasr o BCAA antes do aeróbio, mas na verdade o que acontece é que ele demora de 40 minuots a uma hora até entrar na corrente sanguínea, então durante os aeróbios eles não farão efeito nenhum, até ele começar a agir os aeróbios já acabaram e você já deveria estar ingerindo o café da manhã,

        Sucesso

  12. Gustavo disse:

    hah sim, é que tomei esta semana, e saio para caminhas as 6:30 e estou ingerindo o bcaa as 6:00!!! vou fazer um teste, pois é nitido a diferença de uma mes atras para hj depois que comecei a caminhas sinto nas medidas….é um bcaa em pó, puro sem sabor , da NSI de 5mg…

  13. marcio disse:

    Uma dúvida, qual a função da vitamina c neste método?

    • Olá, Marcio

      A vitamina C é comumente conhecida apenas como um poderoso antioxidante, mas em um estudo realizado no final dos anos 90, com halterofilistas
      mostrou que os que tomaram 1g extra de vitamina C por dia tiveram uma queda considerável de cortisol e um aumento de até 20% na testosterona.
      Nos aeróbios em jejum o que menos queremos é que o cortisol seja liberado, pois ele é extremente catabólico,
      isto é induz o corpo a queimar as proteinas dos músculos para gerar energia, o que além de diminuir nossa massa muscular não afetará a gordura
      armazenada que o nosso principal objetivo com os AEJ.

      sucesso

      Por isso

  14. Marcelo disse:

    Claudio,
    Gostaria de saber se em vez da vitamina C, se posso tomar um polivitamínico que tem 200mg de vitamina C.

    • Olá, Marcelo
      Em geral os comprimidos de vitamina C sem açúcar, não efervescente, contem 500 mg, mesmo que você dobre a quantidade desse polivitamínico ainda não dá essa quantidade, os polivitamínicos são melhores aproveitados junto com as refeições.

      sucesso

  15. silvania disse:

    treinando so extensora agachamento flexora e exercicio localizados pros gluteos da pra ter um resultado legal? devo caminhar antes de iniciar esses exercicios

    • Olá, Silvania,
      Depende do que você considera como resultado legal, se for apenas tonificar a musculatura da pernas e glúteos e tirar algumas gordurinhas dá sim, já se o seu resultado legal for ganhar massa muscular nas pernas e glúteos e perder gordura vai precisar bem mais que isso.
      para perder gordura localizada a caminhada em jejum é mais eficaz, antes do treino o melhor são exerc´cios de aquecimento das articulações e dos músculos que irá trabalhar, e após os exercícios cerca de 20 minutos de esteira ou bicleta ou eliptico irão queimar mais gordura do que se feitos antes.

      sucesso

  16. Manoel disse:

    Oi Cláudio,
    ao invés de fazer a caminhada em jejum que vc sugere , após tomar a água gelada, vitamina C e café, eu poderia fazer uma leve corridinha (tipo trote) de meia-hora ? Você acredita que isso poderia “acelerar” o aparecimento de resultados ?

    Obrigado
    Manoel

  17. Manoel disse:

    Cláudio,
    mais uma dúvida, na corridinha em jejum (ou caminhada), fora a vitamina C, o que mais eu poderia tomar para evitar a liberação do cortisol ?

    Obrigado novamente

    • Olá, manoel
      Se você consegue manter sua FC baixa com trotes, não há problema, já se ela acelerar muito então é melhor ficar com a caminhada, a diferença entre as calorias queimadas de um jeito ou de outro é mínima, a única diferença é que trotando se ganha mais tempo.
      A glutamina é um amino ácido interessante para se ingerir antes dos aeróbios, ela evita bem a liberação do cortisol, se você não tiver problemas com o preço é uma boa opção.

      sucesso

  18. Adriana disse:

    Olá Cláudio

    Eu quero perder gordura localizada e melhorar a aparência da pele eliminar a celulite, faço 2 vezes por semana natação e 3 vezes por semana de musculação com 3 km de esteira 3 x também esse e o caminho.
    Quero também perder peso e ganhar massa muscular estou neste ritimo há 1 ano e não sinto que ganhei massa e nem mudei o meu peso, quando eu comecei pesava 64 kg e continuo com ele, percebo que ganhei mais forca nos músculos so isso. Achei tenho 1,63 de altura
    Grata

    Adriana guarulhos

    • Olá, Adriana.
      Celulite se perde eliminando o açúcar da dieta, simples assim, nada de açúcar.
      Eu não sou fã de aeróbios, a não ser prá quem precisa, caso de atletas de alto rendimento, pessoas normais só acabam sobrecarregando o sistema cardiovascular e as articulações, na natação nem tanto.
      Não sei sua idade, nem a intensidade do seu treino, mas teóricamente você deveria ingerir cerca de 2400 kcal para se manter nesse peso, e cerca de 10% a menos prá perder gordura.
      Prá ganhos de massa muscular é preciso treinar pesado, nem esquanta em ficar musculosa pois as mulheres não tem testosterna prá isso, apenas seus músculos ficarão masi tonificados e a sua gordura corporal se reduzirá gradualmente.
      Não costumo fazer propaganda, mas como você é de Guarulhos procure a academia Betoflex, do Betão, lá com certeza você será bem instruída e conseguirá os resultados que deseja.

      sucesso

  19. Marcelo disse:

    Claudio,
    Se eu tomar um ECA antes do aeróbico, posso dispensar o café, certo?

  20. Pedro Schmidt disse:

    Boa noite Claudio, gostei mt do que você escreveu, aliás a maioria do que voce escreveu eu ja havia pesquisado durante um tempo até achar a ideia perfeita!! O que me fez realmente refletir, foi o lance do gelo no abdome após o exercicio. ( Sei que o quente estimula a circulação e o gelado o oposto!- O que eu entendi do que voce disse, foi que após o exercicio em jejum o corpo estaria quente, e assim colocando o gelo no abdome, iria estimular a circulação do local, tentando equilibrar a temperatura, Enviando assim mais sangua (aumentando a circulação do local)..
    Foi o que eu entendi!! Eh isso ?

    • Olá, Pedro
      O gelo quando usado em crioterapia para redução de inflamação e analgesia fica aplicado no local, geralmente músculos ou articulações, de 15 a 30 minutos, isso vai causar uma vasoconstrição e reduzirá a circulação sanguínea no local, depois de retirado o gelo o corpo rapidamente irá aumentar o fluxo sanguíneo no local para que a temperatura volte ao normal.
      É esse aumento rápido da circulação local que a aplicação de compressas de gelo busca, põe-se o gelo, espera-se um pouco, tira faz alguns abdominais, também apenas prá estimular a circulação, coloca-se o gelo de novo, tira, mais abdominais e assim por diante. Talvez tenha sido isso que não deixei claro no post e a Luciana estava discutindo comigo, a diferença entre a crioterapia e o uso aqui para estimular a circulação.

      Sucesso

      • Pedro Schmidt disse:

        Valeu Claudio… bem exclarecido. Realmente o que eu pensei!
        E na minha opnião você deixou claro sim! Só escrevi para ter mais certeza, sempre bom!
        Li o post da luciana tbm, acho que ela se equivocou um pouco, nao deve ter lido com tanta atenção. Acontece, abraço

  21. tatila disse:

    ola claudio gostei muito do que escreveu… muito interessante…e com muito sentido…tanto que chegou no brasil 3 novos aparelhos que promove o frio na pele congelando a gordura localizada, e esta revolucionando a aria da estetica. derrubando de vez a lipo aspiraçao…aprovada cientificamente.

  22. Marcelo disse:

    Claudio,
    Comprei uma esteira e estou fazendo tudo como você explicou.
    Só para que não me reste dúvida, veja se estou fazendo certo:
    Após o aeróbico coloco a bolsa termica congelada sobre o abdomen por 2min., retiro e faço 15 abdominais bem devagar, repito o processo por 3 vezes. Está correto?
    Outra coisa, em todos outros lugares que li sobre o assunto, falam para tomar a vitamina C após o aeróbico, afinal, é melhor tomar antes ou depois?
    Obrigado pela boa vontade de estar nos ajudando muito.

    • Olá, Marcelo
      A vitamina C é conhecida ,ais por suas propriedades antioxidantes, mas no final dos anos 90, em um estudo com halterofilistas
      descobriu-se os que tomaram 1g extra de vitamina C por dia tiveram uma queda considerável de cortisol. além de um aumento de até 20% na testosterona.
      Durante os aeróbios em jejum o que menos queremos é que haja liberação de cortisol, pois ele é extremente catabólico, isto é, ele induz o corpo a queimar as proteinas dos músculos para gerar energia, o que além de diminuir nossa massa muscular não afetará a gordura armazenada, o nosso principal objetivo.
      Por isso a recomendação de tomar antes de iniciar os exercícios.
      O procedimento que está fazendo é o correto, se quiser a medida que aumenta sua adaptação aos AEJ pode aumentar o número de séries dos abdominais e acrescentar algumas séries de levantamento de pernas, sempre devagar.

      Sucesso

  23. Marcelo disse:

    Cláudio, se eu tomar ECA quando acordar, posso dispensar o café?

    • Olá, Marcelo
      Depende das reações do seu organismo a efedrina, os sintomas em jejum vão ser mais potentes, ainda mais se não estiver acostumado ao uso dela.
      O café só iria fornecer a cafeína para ajudar na termogenese, se for usar uma fórmula manipulada ela já terá cafeìna anidra, então nesse caso o café é dispensável.
      Só pondere sobre até onde compensa arriscar a sua saúde para tirar as gorduras mais rápido.

      Sucesso

  24. Ney disse:

    SOBRE O COMENTARIO DE QUEIMA DE GORDURA COM O RESFRIAMENTO PODE FUNCIONAR SIM, E USADO POR NADADORES QUE ATRAVESSAM O CANAL DA MANCHA A ANOS.
    CHEGANDO A PERDER ATE 8 KILOS DE GORDURA LOCALIZADA DURANTE UMA UNICA TRAVESSIA, EXISTE UM DOCUMENTO DA BBC E DISCOVERY CHANNEL SOBRE O ASSUNTO.
    Discovery.channel-O.corpo.humano-Testando.os.limites-Forca neste vidio por volta do minuto 36 a 40 este documentario trata deste assunto que levol ao debate construtivo entre Luciana franco e Claudio.

    Ney Borge

  25. anderson disse:

    o pessoal fala q se fizer Abdominais um dia sim,outro nao…vou ter mais resultados do q faze todo dia…e verdade isso…outros falam que.fazer muitos abdominais por dia ,terei resultados mais rapidos..Qual a verdade nisso?

    • Olá, Anderson
      Existe muito folclore e desinformação em relação aos exercícios abdominais. A sua dúvida é apenas uma das várias que inundam a cabeça de quem está iniciando na atividade física, fora as matérias e “artigos” feitos com o intuito de vender revistas ou planos de academia.
      Aqui mesmo no Power-Works já fiz um guia sobre exercícios abdominais para tentar colocar as coisas no lugar.
      Primeiro temos que analisar quais são os resultados que você quer, para depois elaborar um treinamento específico.
      Já adiantando que se o objetivo for querer ter um Abdomem “tanquinho” não existe fórmula mágica nem série milagrosa, é dieta bem elaborada e um programa de exercícios para fortalecimento da musculatura intraabdominal, e também para hipertrofia do reto abdominal que dará a sensação visual do “Tanquinho”.
      Todo esse processo pode demorar meses, ou até anos, pois depende da dedicação e força de vontade de cada pessoa.

      sucesso

  26. CLAUDIA disse:

    OI CLÁUDIO,PARA EMAGRECER E TONIFICAR MUSCULOS FAÇO UM TREINO ASSIM SEGUNDA BRAÇO E ABDOME TERÇA ;PERNAS EQUARTA AEROBICOS SENDO 10 MINUTOS DE BIKE E 15 MINUTOS DE ESTEIRA NA QUINTA E SEXTA VAI REVESANDO TUDO DE NOVO
    UM DIA BRAÇO OUTRO PERNA E OUTRO AEROBICO ESTÁ BOM ESSE TREINO P MEU OBJETIVO? GRATA QUERIDO BJU!

    • OLá, Claudia
      Para tonificação sem problemas, mas para emagrecer mesmo só com ajuda de uma dieta bem elaborada, que supra apenas as suas necessidades calóricas básicas, assim o que você gastar nos exerc´cios será retirado da gordura corporal.
      Existem vária maneiras de se calcular a TMB(taxa de metabolismo basal) inclusive vários sites oferecem calculadoras on line grátis, por exemplo:
      http://www.linhabioslim.com.br/calculadora/ ou http://www.aprendaemagrecer.com/necessidade-calorica-diaria.html
      Se quiser fazer contas aqui mesmo no Power-Works eu publiquei algumas fórmulas mais utilizadas, entre elas as mais utilizadas são:

      Homem: TMB = 66.5 + (14 x Peso (Kg) + (5 x Altura (cm) – (6.7 x Idade (anos) x Nível de atividade física = número de kcal

      Mulher: TMB = 655 + (9.6 x Peso (Kg) + (1.8 x Altura (cm) – (4.7 x Idade (anos) x Nível de atividade física = número de kcal

      Nível de atividade física:

      Sedentário – Pouco ou nenhum exercício diário= 1,2

      Levemente Ativo – (Exercício leve/1 a 3 dias na semana)= 1,375

      Moderadamente Ativo – (Exercício Moderado/ 3 a 5 dias na semana)= 1,55

      Bastante Ativo – (Exercício Pesado/ 6 a 7 dias na semana)= 1,725

      Muito Ativo – (Exercício Pesado todos os dias da semana ou com treinos 2 vezes ao dia)= 1,9

      Para emagrecer devagar, que é o mais indicado, diminuia cerca de 5 a 10% das calorias totais, lembrando que a escolha dos alimentos e o horário das refieções também interferem, e muito, nos resultados.

      Sucesso

  27. Murilo Dias disse:

    Olá Claudio!
    sobre o gelo,congelando o tecido adiposo vai perde calorias de qualquer jeito por que o local aplicado o gelo vai querer uma demanda maior de energia pra controlar a temperatura com isso a circulação vai aumentar com certeza e evidente, estou falando isso por que n concordo com a critica de Luciana sobre o mesmo.

    Queria saber que tipo de suplemento tomar pra eu que quero perde peso?

    • Olá, Murilo
      Existem muitas ações que a prática mostra que as teorias precisam ser revistas, dizem que o homem á chegou na lua mas ainda não conhece muitos mistéiros do seu próprio corpo, é normal críticas, elas nos ajudam a rever conceitos e aprofundar mais os estudos.
      Suplementos para perder peso quem inventar vai ficar rico, o máximo que tem disponível licitamente são termogênicos que dão uma acelerada no processo de utilização da gordura corporal como combustível para os treinos.
      Nesse grupo, e naturais estão a pimenta, a canela, a cafeina, o chá verde, a efedra, etc. industializados existem de várias marcas, alguns inclusive com substâncias que mexem com o SNC e em alguns esportes são considerados doping.
      Outros suplementos apenas impedem a absorção de determinado nutriente, em geral gorduras ou carboidratos, mas a longo prazo podem trazer car~encias nutricionais.
      Mas nenhum deles, sózinho, vai fazer efeito sem uma dieta bem elaborada e um programa de exercícios físicos bem feito.
      Na Bodygenics na qual sou afiliado tem vários tipos, Fire Cuts, Carboblock entre outros.

      Sucesso

  28. Murilo Dias disse:

    Obrigado Cladio!

    des dos dez anos pesquiso métodos de emagrecer, sempre acho estrategias mais com pouca durabilidade, entrei na academia tinha 14 anos era obeso tinha 97kg ai com muito esforço, dieta e muito treino fiquei com 82kg depois sair da academia hoje estou com 97 de novo com 17 anos voltei essa semana pra academia vou tentar chegar de novo nesse objetivo, Já lir tanto sobre dieta,treino e tudo sobre que hoje sei a caloria de mais de mil alimentos kkk, já tomei termogene mim ajudou muito, mas agora quero tomar chá verde em capsulas.

    VLW por tudo :)
    Moral:
    Não adianta mudar só o corpo mas tb o modo de pensar sobre a alimentação ^^..o que é dificil pra mim ….

    enfim queria saber se nos exercícios de musculação faço 3 de 10 pesado, ou 4 de 15 no leve?

    • Olá, Murilo
      Não existe um número de séries nem de repetições ideal, apenas temos que nos concentrar em estimular o músculo para crescer, mostrando pro corpo que ele precisa aumentar o tamanho do músculo para se adaptar ao novo esforço.
      Prá isso todo treino tem que ser sempre um pouco mais intenso que o anterior, quer seja aumentando a carga, as repetições, ou diminuindo o descanso. Para isso é bom um diário de treino onde se anota tudo o que foi feito no dia, só assim se tem noção do progresso.
      As repetições podem ser de 6 a 12 e em média 3 exercíos prá músculos grandes e 2 para os pequenos, o ideal seria que um instrutor qualificado acompanhasse a execução dos exercícios para corrigir postura e execução.

      sucesso

  29. fabio disse:

    claudio tenho 9% de gordura, 1,70m e 72kg. tenho uma definicao legal e uma quantidade de massa razoavel. so que ja fui obeso , e ficou como sequela um gordura localizada q nao sai nem a cacete na regiao dos francos mas atras e nao lateral. estava pensando em fazer caminhada em jejum, usando bolsa de gelo. mas e ai como q faço?? coloco o gelo por 5minutos, e tiro 10min e mais 5min gelo tiro 10 e assim vai por ate uma hora???

    • Olá Fabio,
      A distruição da gordura corporal tem um componente hereditário e outro hormonal, com o hereditário não há muito o que se fazer, a última gordura a sair será no local onde ela se acumulou primeiro, com as primeiras mamadeiras e papinhas de nossas mães, que anigamente consideravam bebê gordinho com saudável.

      Já o componente hormonal tem como se modular, seria bom que você fizesse um exame de dosagem de testosterona e caso necessário corrigir o problema, hoje em dia, devido a nossa dieta, é normal termos uma dosagem baixa de testo e alta em estrógeno, mas isso só o endocrinologista poderá lhe orientar.

      Os aeróbios em jejum mais a aplicação local de gelo irão amenizar o problema, mas você tem que continuar com uma dieta hipocalórica para que seu BF desça um pouco mais, para um efeito de comparação, fisiculturistas profissionais conseguem chegar a 3%, para pessoas normais os 9% que você está são excelentes, mas não conseguem eliminar a gordura localizada.
      Além da aplicação de gelo você pode estimular a área com massagens profundas com cremes que ativem a circulação sanguínea local.

      Sucesso

  30. Thor disse:

    Olá Claudio,

    Antes de mais nada queria parabenizá-lo pelo blog, tirei muitas dúvidas antigas por aqui…
    Bem, eu estou na academia a cerca de 2 meses, consegui perder 9kg fazendo 1 hora de esteira por dia e tomando um comprimido de OxyElite pro 45 minutos antes do treino. Como eu trabalho pela manhã, eu só consigo ir p/ a academia a tarde e fica difícil fazer o jejum antes da caminhada…
    O que eu mais quero é derrubar essa gordura demoníaca da barriga, faço abdominais todos os dias, percebo o músculo mais firme, porém a gordura não permite vê-os! E eu não consigo visualizar muitas perdas de gorduras nessa área, você poderia me dar algum sugestão pra perda efetiva de gordura na parte do abdome e nas coxas?

    Grato!

    • Olá, Thor
      Primeira observação: exercícios abdominais não irão retirar sua gordura corporal.

      Segunda observação: Para eliminar a gordura corporal, sem problemas com o efeito sanfona, é melhor perder no máximo 1 kg por mês, com um dieta bem elaborada, ligeiramente hipocalórica e um reeducação alimentar, retirando da dieta os açúcares, as frituras, os produtos industrializados e ingerindo muita água.

      Terceira observação: Os exercícios aeróbios aumentam o seu gasto calórico apenas enquanto estão sendo praticados e por uma ou duas horas depois, qualquer bombom ou refrigerante que você ingira anula esse efeito. Já a Musculação, dependendo da intensidade consegue manter seu metabolismo mais acelerado por até 48 horas após o treino.

      Quarta observação: Termogênicos como o OxyElite podem causar uma alteração de seu metabolismo, além de outros problemas no SNC, eu só o usaria como última opção, não no início da atividade física,com apenas 2 meses.

      Um bom horário para se fazer aeróbios, e que também favorece a queima de gordura corporal, é após o treino de musculação, não precisa exagerar, cerca de vinte minutos já são sufucientes, desde que a dieta esteja adequada.

      Sucesso

  31. edina disse:

    oi cláudio, vou para a academia por volta de 1:00 hs da tarde, gostaria de saber como funciona a agua gelada em jejum se ta valendo assim mesmo e o abdominal com o gelo. grata.

    • Olá, Edna
      Todo alimento, quente ou frio, chega ao nosso estomago praticamente na mesma temperatura depois de percorrer a primeira parte do tubo digestivo, por isso água gelada ou morna em jejum não irá ter efeito nenhum sobre a perca de gordura, é apenas folclore.
      O gelo sobre a gordura localizada irá num primeiro momento causar uma vasoconstrição devido a diferença de temperatura, quando é retirado o corpo tendem a enviar mais sangue para a região para normalizar a temperatura, e é esta a intenção, aumentar a circulação local para estimular o uso da gordura estocada como combustível, pois a necessidade estará aumentada pelo aeróbio em jejum, e com isso diminuí-la.

      Sucesso

  32. Andrea disse:

    Oi Cláudio! Estava procurando artigos sobre a caminhada em jejum e achei seu excelente blog. Quero te dizer que ja fui ativa e hoje sou sedentaria do tipo que so trabalha, chega em casa e dorme, mas quero te contar que após ler sobre a caminhada em Jejum comecei a pratica-la e CLARO QUE FUNCIONA!!! Adorei as informaçoes! Tomo 200ml de café e vou caminhar, lentamente e quando chego tomo 500ml de água e o resultado é surpreendente. Obrigada pelas informaçoes e quando eu chegar no peso ideal com certeza seguirei suas outras dicas de treino. abraços
    ps – claro que nao existem milagres, cortei os doces

    • Olá, Andrea
      Parabéns por estar conseguindo seus objetivos. É só manter o ritmo e a motivação e resultados melhores virão. Quanto a cortar os doces, o caminho é por aí mesmo, apesar de serem tentadores a ponto de virarem um vício, a relação custo benefício em termos de gordural corporal acaba não compensando.

      Sucesso

  33. vitor disse:

    a luciana falou a pampa lá em cima em
    deve ser da queles personal qe só levam seu dinheiro e nunca falam a verdade dos fatos e as maneiras mais simples
    claro ! se ela falar ela fica sem alunos ;D
    Meu depoimento: eu só consegui queimar gordura com o aumento de testosterona (treinos de extrema força ex: levantamento terra e agachamento), aeróbio de jejum , cafeina em comprimido , corte de carboidrato depois das 17hrs , aumento de proteinas e gelo na barriga onde tinha MUITA gordura
    com isso tudo junto eu tive excelentes resultados
    eu aprovo o aeróbico de baixa a média intensidade em jejum com cafeina e o gelo na localizada
    excelente post

    • Olá. Vitor
      Você tocou num assunto interessante, a influência da testosterona na queima de gordura, já estava até preparando uma postagem sobre esse tema, pois dependendo da região onde a gordura localizada permaneçe o problema pode estar em um deficiência de testosterona nos homens.
      Os exercícios básicos são uma excelente forma de se levantar naturalmente a testostona, além de algumas dicas de alimentação que ajudam a baixar o estrógeno como o suco de uva integral, por exemplo.
      Força nos treinos.

      Sucesso

  34. Leandro Santana disse:

    Olá Claudio!
    Extremamente agradecido por compartilhar seu conhecimento, e valorizar seus fãs com respostas contundentese e prestativas!

    Tenho 30 anos 1,77 altura e 74 kilos, fiquei 10 anos sem fazer atividades, pois trabalho muitas horas no pc, mas tenho ótima genética pois no passado eu praticava atividades fisicas, e nesse tempo consegui ficar com uma barriga de um gomo só e gigante, muita gordura no peito costas e principalmente visceral.
    Enfim, comecei uma dieta de 1800 kcal e malhar a 3 vezes por semana, perdi 10 kilos em 4 meses atingindo meu atual peso 74 kilos, estou tendo ótimos resultados, mas agora estou perdendo pouca gordura do abdomen, e para maximizar estou treinando 10 minutos aeróbicos, 20 minutos hipertrofia, 10 minutos aeróbico, 20 minutos hipertrofia, 10 minutos aeróbico e 30 minutos abdominais com carga, tempo total de 1:40 sem descanço nenhum e suando do começo ao fim do treino e bebendo água gelada o dia todo, claramente perderei calorias no treino e no dia seguinte no descanço continuarei perdendo devido a hipertrofia, contudo, eu perco musculo também, assim sendo, se eu consumir grandes quantidade de proteínas (2 gr por kilo de musculo, total de 150 gr de proteína) sem cortar carboidratos e mantendo a dieta das 1800 kcal, eu farei uma troca de proteínas no organismo, ou seja, eu não irei manter, mas irei perder e repor, assim eu continuo a perder gorduras em processo acelerado o tempo todo, acredito que essa troca também gasta bastante calorias.

    Obs, Sei da importância da proteína para perda de peso, a idéia consiste e acelerar ao máximo a perda de gordura, o que naturalmente faz eu perder proteína junto, e após o treino, consumo apenas um shake de proteína, assim o catabolismo vai continuar pois não terá carboidrato para abastecer as energias, é claro que ele irá converter parte da proteína como fonte de energia, mas junto com ela vai a gordura, e depois eu reponho com mais dieta rica em proteína, pois se eu consumir carboidrato logo após o treino eu vou estancar a perda de proteína, mas vou estancar também a perda de gordura, e não quero isso, quero potencializar a perda e repor proteínas com dieta.

    Estou certo disso, ou é melhor manter proteínas do que perder e repor?

    Lembre-se que estou querendo atingir 100% da perda de gordura o mais rápido possível, me preocupando pouco com musculos, mas não abrindo mão deles e nem deixando de comer de forma saúdavel.

    Grato!

    • Olá Leandro
      Temos alguns pequenos problemas no seu raciocínio, primeiro, uma dieta muito restritiva vai funcionar no começo, com o tempo seu corpo vai diminuir o seu metabolismo para se adaptar a essa restrição calórica, e na primeira oportnidade ele vai armazenar gordura com medo de falta de nutrientes.
      Pelo seu peso, altura, idade e atividade física seu gasto calórico deveria estar na faixa de 3300 kcal, para perder peso de forma saudável um dieta com 3000 kcal seria mais saudável.

      Aumentar a quantidade de proteina só é interessante quando o objetivo é ganho de massa muscular, e ainda quando se usa substâncias ergogênicas que ajudem a metabolizar essa proteina a mais, caso contrário só estaremos sobrecarregando nosso sistema renal. Uma pessoa normal precisa só de 0,8 g/kg de peso corporal, atletas 1,5 g/kg, só em ocasiões especiais e por um curto período de tempo pod-se chegar a dobrar essa quantidade.

      Uma opção, polêmica, mas que funciona, é a “dieta cetogênica cíclica”, onde durante a semana a alimentação se concentra em proteinas e gorduras, e nos finais de semana ocorre a recarga de carboidratos, dá uma pesquisada na net que tem muitas opções de cardápio, mas tente manter as calorias na faixa de 3000.

      Vamos aos exercícios, muitos estudos já provaram que para perda de gordura os aeróbios funcionam melhor após a sessão dos treinos resistidos, e é fácil entender porque, como você já usou todo seu estoque de glicogênio na musculação, o corpo terá que recorrer a outra forma de obter energia para os aeróbios, e os aeróbios só começam a “queimar” gordura depois de pelo menos meia hora direto, não faz sentido intercalar pequenos treinos.
      Abdominais não irão lhe fazer perder a barriga, portanto não precisa exagerar, 3 exercícios com 3 séries de 10 a 12, são suficientes, o que vai eliminar a barriga é a dieta.

      Suar tamém não quer dizer que você está queimando gordura, o peso só diminui porque o corpo perde líquidos, por isso é importante se manter hidratado, outra coisa a temperatura da água não interfere no processo, até ela chegar no estômago ela já está na temperatura do corpo.

      Sucesso

      • Leandro Santana disse:

        Claudio, muito grato pela resposta!

        Vamos lá… Compreendo que não posso reduzir tanto as calorias diárias, tanto que em uma semana do mês eu aumento para 2800, talvez perder rápido entre em contradição com perder saúdavelmente, pois o correto seria 1 kilo por mês até para que o corpo acostume, mas estou disposto a acelerar, sem passar fome e tomando os cuidados com o efeitos rebut.

        Compreendo que almentar a quantidade de proteína seja eficáz por conta de forçar o organizmo a trabalhar mais, pois consome energia para levalas até as celulas, já que meus treinos torram bastante musculos, consequentemente perco carboidratos e gordura para assim o fazer, logo eu não só emagreço, mas também ganho musculos, o que acelera a perda de gordura por tentar manter os musculos, mas farei isso moderadamente conforme você sugeriu. Mas o qual opção seria a mais recomendada, fazer essa troca de celulas protéicas ou tentar manter, lembrando que manter perde menos gordura, e substituir parace fazer uma troca de celulas velhas por novas, o que acha?

        Sei que existem meios polêmicos, mas quando o assunto é alimentação acredito que prejudicam mais tarde, geralmente não curto essa de cortar alimentos, só corto lixo mesmo rsss, somente algumas dessas polemicas são interessantes como o que você mensionou sobre o gelo, ainda o irei fazer.

        Quanto aos exercícios eu ainda tenho dúvidas, pois entendo que uma vez que gastei o glicogênio do organismo com hipertrofia e entro numa atividade aeróbica para acelerar o batimento cardiaco, então bastaria eu saltar para a hipertrofia e manter o batimento cardiaco, seria como estar fazendo aeróbico enquanto faço hipertrofia, com isso já se atingiu os 30 minutos de cardio acelerado, o que iniciara a perda de peso, logo depois volto para o aeróbico de novo e intensifico no abdominal, pois o batimento continua acelerado e agora o sangue é direcionado ao abdomen, é neste momento que estou seguindo teu conceito de sangue na região para quebrar as celulas de gordura, mas de uma outra forma, logo eu sinto queimar (ácido lático, acho que é isso rssss), lembrando que eu não descanço. Os resultados são impressionantes, consigo notar no dia seguinte uma cavidade a mais no abdomen para a região mais treinada. Parece funcionar de forma impressionante ou será que se eu fizesse de outra forma meu corpo responderia melhor ainda?

        O suar foi só pra quantificar treino intenso como se eu tivesse treinando cardio do começo ao fim, por lógica parece funcionar, é um conceito de perder gordura localizada igual ao seu título, pois muito se fala que não existe perda localizada, mas eu descordo, se você treinar um braço e o outro não, ele pode emagrecer e o outro não, se você treinar apenas obliquos abdominais ainda terá gordura na parte inferior, o uso em excesso de um membro sempre é mais definido que o outro, no entanto, sem exageros é claro que o corpo tenta distribuir.

        Quanto a água gelada, ela não é um termogênico natural e estimula o corpo a gastar calorias e acelerando o metabolismo?

        Por fim, esclareço que tudo que exponho são parte de aprendizado, entrei nesse universo há 4 meses atrás, e desde então venho estudando quase todo dia, acredito que conhecimento pode ser a chave para a eficácia, é por isso digo que sou um bebê no assunto, no que eu disser bobagem por favor me corrija.

        Grato!

      • Olá, Leandro
        Estou de saída prá facu, na volta lhe respondo com a devida atenção,
        sucesso

      • Olá Leandro,
        Vou tentar esplicar por partes para tirar todas as suas dúvidas:
        Nosso corpo está sempre produzindo células novas, existe até o mito que a cada sete anos todo o corpo se renova, toda a proteina que ingerimos, depois de quebrada em aminoácidos é usada nessa reconstrução e para o nosso sistema imunológico, o excesso acaba virando gordura corporal assim como o excesso de carboidratos.

        Segundo um estudo realizado pela Universidade McMaster, de Hamilton no Canadá, se você tem uma atividade física pesada cinco dias por semana, durante uma hora pelo menos, são necessárias 1,13g/kg de peso corporal. Para quem pratica exercícios entre três e cinco dias da semana, durante 45 minutos, precisa apenas de 0,93g/kg. Uma dieta normal dá conta tranquilamente de fornecer essa quantidade.

        Um outro estudo da Universidade do Texas (EUA) comprovou que se consumirmos 90g de proteína em uma só refeição, promove o mesmo benefício que ingerir apenas 30g, portanto o ideal é dividir o consumo nas refeições o que irá aumentar a sensação de saciedade.

        O Medicine and Science in Sports and Exercise avaliou ciclistas do sexo feminino que foram submetidas a dietas hiperprotéicas. O excesso de proteína aumentou a sensação de cansaço e dores nas pernas e reduziu também a força, mais um vez provando que precisamos de carboidratos para gerar energia e não mais proteinas, que por sinal existem pesquisadores que pregam que a quantidade de gorduras da nossa dieta deveria ser maior do que a de proteinas e a quantidade de carboidratos maior que a soma dos dois anteriores, alguma coisa como 20% de proteina, 25% de gorduras e 55% de carboidratos, mas isso é outra história.

        Para perder peso devemos apenas reduzir as gorduras e os carboidratos da dieta, mantendo os mesmos níveis de proteina e não consumindo mais proteina.

        A água é parte do nosso corpo, mais de 60 %, e temos mecanismos para nos manter nesse nível, se nos privamos de água o corpo tenderá a reter mais água para não passar necessidade, já se ingerirmos grandes quantidades de água o corpo não verá necessidade de reter líquidos e com isso nosso peso acabará diminuindo, não há nenhum efeito termogênico nisso, substâncias termogênicas são aquelas que aceleram o nosso metabolismo para que ele queime mais calorias, as naturais mais conhecidas são a canela, a pimenta, a cafeina, o chá verde, etc.

        Continuo na outra resposta.

      • Leandro Santana disse:

        Claudio, por favor me diga,

        Também refleti a noite toda sobre as 3300 calorias que eu poderia consumir normalmente, já que é um medo eminente que tenho de não poder comer a vontade após o período de emagrecimento para definição abdominal. Fiz o calculo de calorias com as variáveis de tamanho, peso, idade, sexo e atividade para a data anterior a dieta, quando eu ainda tinha 84 quilos, e o resultado mostrou que eu poderia consumir 2800 calorias, mas eu consumia apenas 2100 calorias, esse era o meu normal, nunca evitei comida, e com apenas 2100 calorias eu engordava 120gr por mês, foi o que me fez engordar 10 quilos nos últimos 10 anos, assim constatei que seguindo sua lógica eu poderia baixar 300 calorias chegando a 1800 calorias para iniciar a perda de gordura junto com todas as regras saudáveis para dieta, e não 2500 calorias se considerarmos os cálculos sugeridos pela calculadora, no entanto, uma vez que se consegue baixar o nível de gordura e perder peso, isso para depois de um tempo (efeito platô), e logo seu calculo precisa ser refeito forçando a diminuir as calorias para continuar a perder peso, assim sendo, ao invés de eu diminuir as calorias eu incrementei atividades físicas, subindo minhas necessidades calóricas para 2800 por dia, e eu poderia consumir até 2500 calorias e continuar perdendo de forma saudável, mas logo chegaria no (efeito platô), e eu novamente baixaria para 2100 calorias e mais uma vez para 1800 calorias para manter a perda. Isso é minha realidade atual, após 4 meses e com 74 quilos, fiquei assustado ao pensar em manter 3000 calorias conforme sugerido já que eu considero um volume de comida excessiva e parece desnecessário, pois me sinto satisfeito com apenas 2000 a 2500 calorias, é para essa quantidade limite que pretendo voltar após atingir a meta do abdômen de 8% a 10% de gordura, e continuar com atividades físicas, e não saltar para 3000 calorias dia.

        Agora, as questões são:

        Estou fazendo alguma besteira, poderia ser diferente, será mesmo possível consumir 3000 a 3300 calorias sem engordar na situação mostrada acima e tendo médios músculos pra manter?

        Será que outras pessoas com o meu peso e altura (estatura média) , atividade física e com 8% de gordura abdominal consomem em torno de 3000 a 3300 calorias depois de dieta hipocalórica?

        Será que se eu fizer o dia do lixo uma ou duas vezes por semana, eu já não conseguiria manter o metabolismo e depois de 10 meses para o corpo se acostumar com os 10 quilos perdidos eu poderia saltar para 2500 calorias conforme minha ideia?

        Será que após a perda de gordura, e eu começar a ganhar músculo, pois ganho fácil, naturalmente ganharei mais peso saudável eu não conseguiria saltar para 2500 calorias tranquilamente? Obviamente a calculadora irá apontar umas 3300 calorias ou mais após esse ganho, eu tenho mesmo que seguir a calculadora?

        Abraço!

      • Existem várias fórmulas para tentar se chegar ao número exato de calorias que precisamos, nenhuma delas é exata, a melhor maneira de utilizá-las é apenas como uma orientação, uma pessoa tem a velocidade do seu metabolismo alterada por vários fatores, tanto internos como externos.

        O nosso corpo tem um sistema regulador extremamente eficiente, feito para garantir a homeostase, o equilíbrio de todas as nossas funções vitais, e ele se adapta constantemente a nossa alimentação, basicamente funciona assim, se comermos pouco ele vai reduzir a velocidade, se comermos muito ele vai aumentar a velocidade.

        Mas tem muitas variantes que interferem nesse processo, por exemplo quando passamos muitas horas sem nos alimentarmos soa um alarme no cérebro temendo pela falta de nutrientes, e na primeira oportunidade, com pouca ou muita comida o corpo irá armazenar gordura prá se precaver da possível escassez, por isso as fórmulas de TMB nunca são exatas, e por isso também com apenas 2100 calorias você “engordava” 120 gr por mês.

        Vou tentar explicar como funciona a energia dos alimentos que ingerimos: Quando no rótulo de um determinado alimento está escrito alguma coisa do tipo “cada 100 g deste produto contém 400 kcal”, quer dizer que ao digerirmos esse alimento nosso organismo será capaz de produzir 400 kcal.

        Se você souber do que é composto um alimento, é fácil calcular quanto de energia ele é capaz de nos oferecer. Por exemplo, um grama de carboidrato (o elemento energético contido no trigo, no arroz, na batata, no açúcar, etc) ou de proteína contém cerca de 4 kcal. Já um grama de gordura contém bem mais que isso, cerca de 9 kcal. Para conseguirmos as 2.500 kcal(média do TMB) que gastamos durante o dia precisamos consumir cerca de 625 g de carboidrato ou a metade disso em gordura ou uma saudável (e de preferência apetitosa) mistura dessas coisas.

        Para determinar a quantidade de energia contida em cada grama de um alimento bastaria queimá-lo e medir o quanto de energia ele produziu. E para fazer isso basta medir o quanto uma certa quantidade de água, submetida à chama provocada pelo alimento ao se queimar, se aqueceu. Só que a forma como o alimento foi preparado, a safra, a região que foi plantado, a secagem, a estocagem interferem no número obtido, então as tabelas também não são precisas. Juntando tudo temos uma grande discrepância nos valores e por isso não dá seguir tabelas á risca, é mais fácil e mais preciso anotar o que você ingere e ir acertando as quantidades conforme os resultados da fita métrica e do BF, se aumentaou dimini um pouco, de diminui aumenta um pouco.

        O problema com a volta a uma alimentação normal após uma dieta hipocalórica é o que citei acima, seu corpo estará com a velocidade reduzida e num primeiro momento ele irá acumular gordura pelo excesso de calorias, mas se mantiver uma dieta calculada para suas necessidades e com várias pequenas refeições o corpo não verá mais a necessidade de armazenar gordura e acabará eliminando-a aos poucos com pequena diminuição nas calorias ingeridas.

        Abraço.

  35. Leandro Santana disse:

    Claudio, imensamente agradecido pelo tempo e energia empregado nas respostas (cerebro também gastam carboidratos, espero que não tenha atrapalhado sua dieta rssssssssss brincadeira!).

    Ficou tudo muito claro, compreendi que levando em consideração minha nessecidade se eu consumir 200 kcal de hora em hora, em 15 horas terei consumido 3000 kcal sem engordar, pois organismo se adaptará para acelerar o metabolismo, igualmente acontece com a água que é descartada quando bebida em excesso, mas é claro, é necessário fazer uma readaptação consistente e segura.

    Ficou claro também que a proteína de forma abusiva é tolice, pois pode extressar o figado, gerar problemas renais ou intestinais e fadigar o corpo, assim sendo, com uma porção de 1gr ou 1,5gr por quilo corporal já são o sulficiente para o efeito o resto é descartado.

    Também compreendi os demais esclarecimentos, só restando duas dúvidas pois usarei em minha dieta pro resto da vida conforme esclarecimento ser não for abuso da minha parte…

    O famoso dia do lixo, funciona para manter o metabolismo?

    Lí no link que deixou no post para a Luciana que gordura demora semanas para se alojar e não dias, assim sendo, quando eu baixo em excesso as calorias ingeridas e faço atividades fisicas, no terceiro dia eu começo a perder gordura em uma velocidade espetacular, bastaria eu continuar reduzindo essa gordura até o final da semana, e na semana seguinte comer normalmente ou bastante para acelerar o metabolismo, logo eu perderia muita gordura em uma semana e ganharia apenas um pouquinho na outra e de quebra teria um corpo cheio de energia para semana seguinte que reiniciaria o processo, sou muito criativo rsssssssssss, mas há alguma falha nessa lógica, é o que venho fazendo e meu corpo reage super bem, terei problemas futuros?

    Abraço!

    • Olá, Leandro
      O dia do lixo funciona de duas formas, numa dieta normal como válvula de escape do estresse provocado pelo controle rígido da dieta durante a semana; e na dieta cetogênica cíclica como recarga de carboidratos que são reduzidos ao máximo durante a semana.

      De qualquer forma esse lixo não deve ser tão lixo assim, deve ser um lixo saudável, não adianta se controlar e depois se entupir de cerveja, caipirinha, feijoada, etc. assim como na dieta cetogênica no dia do lixo se esbaldar numa churrascaria.

      Existem maneiras de aproveitar o tempo que o organismo leva para se adaptar a nosso favor, essa forma que você citou é uma delas, mas tem que ser feita com muito controle e conhecimento do seu metabolismo, para que surta efeito.

      O corpo humano tem uma capacidade fantástica de sobreviver nas situações mais hostis, por exemplo os esquimós tem uma dieta só a base de proteinas e gorduras e vivem bem, da mesma forma os beduinos vivem quase exclusivamente de derivados de leite, consumindo carne só em ocasiões muito especias, mas com a “fartura” que dispomos começam os problemas nutricionais, sejam pelo excesso de alimentação ou pela mistificação de dietas “revolucionárias”.

      A regra mais elementar é o bom senso, podemos comer um pouco de tudo, e de preferência um tipo de cada vez, sem muitas misturas, para que o corpo use o que achar necessário, costumo usar como exemplo um homem perdido na selva, ele acha um goiabeira e vai comer apenas goiaba, descansa, anda mais um pouco e consegue caçar um coelho, ele vai comer apenas o coelho, descansa e vai a busca de alimentos novamente, simples assim.

      Sucesso

      • Leandro Santana disse:

        Nos últimos 4 meses li uns 2.000 artigos sobre dieta, existe cada maluquice, e tanta gente falando asneiras, pior é que se aprende errado ensina errado, por isso busquei saber de várias fontes, e com o tempo você acaba por adquirir habilidade para filtrar essas besteiras, digo isso por que aqui com a dedicação, profissionalismo e solidarismo de Claudio foi onde obtive os esclarecimentos dos quais estou seguro que poderei utilizar para efeitos desejados com máxima eficiência e de forma saudável. Eu nunca posto mensagens em blog e me senti a vontade para o fazer aqui, sou muito grato pelos ensinamentos mesmo enquanto fugia do tópico…

        Forte abraço e Sucesso!

      • Eu que agradeço, é sempre bom trocar idéias e pesquisar para estar sempre revendo nossos conceitos, o que hoje parece ser uma verdade absoluta amanhã pode ser desmistificado por novas pesquisas. Por isso é super importante estar sempre se atualizando.

        Sucesso

  36. Fernanda disse:

    Oláa, meu peso é de 58 kg e tenho 1,60 de altura. Estou fazendo alguns exercícios aeróbicos em casa e tomando muita água. Gostaria de saber se tomar água realmente emagrece e perde calorias, e quanto mais ou menos eu perco tomando 2 litros por dia ? Obrigada!

    • Olá, Fernanda
      Água, pelo menos teoricamente, não tem calorias, portanto ela não engorda nem emagrece.
      O que ocorre é que nosso corpo é composto por mais de 60% de água, e para manter-se hidratado ele possui um série de mecanismo, um deles é o balanço entre sódio e potássio, quando ingerimos muito sal o organismo tende a acumular mais água para diluir esse sal e por isso nosso peso aumenta, mas pelo acúmulo de líquido, não de gordura.

      Por isso uma dica para “perder” peso que funciona é eliminar todo o sal da dieta.

      Outro mecanismo que controla a nossa hidratação é o nosso senso de preservação, como o nosso corpo trabalha sempre tentando se preservar, ao ficarmos muito tempo sem beber água, ele tende a acumular água pensando que poderá ficar privado dela, ao ingerirmos bastante água, mais de dois litros por dia, em pequenas porções ao longo do dia, o corpo não vê necessidade de armazenar água e, por isso, ele elimina até a água que estava acumulada para emergência, novamente o nosso peso diminui pela eliminação de líquido, não pela queima de gordura.

      Sucesso

  37. alinne disse:

    TA VI UMA GRANDE DISPOTA DE PALAVRAS, DE SIM E NAO, MAIS NA VERDADE REALMENTE EMAGRECE FAZER ABDOMINAIS COM GELO NO ABDOMEM ? DEVO PRATICAR?

    • Olá, Alinne
      O que faz a pessoa emagrecer é uma dieta balanceada ligeiramente hipocalórica aliada a um bom programa de exercícios. A prática sugerida na postagem é para ajudar a eliminar aquela gordura que teimou em não sair mesmo depois de vários meses de treino e dieta, isso, acredito eu, está bem claro na postagem.
      Se você se encaixa nesse quadro pode usar essa técnica, se não é melhor se manter na dieta e nos exercícios até elimminar quase toda a gordura corporal.

      Sucesso

  38. Rodrigo souza disse:

    olá claudio, tenho 20 anos, 1,88 m de altura, e 87 kilos. segundo uma avaliação feita na academia que eu frequento o meu peso ideal seria 90 kilos. Tenho 10% de gordura localizada. como eu tenho que ganhar massa, eu poderia diminuir os exercícios aeróbicos, já que consequentemente com o aumento da massa magra eu estaria queimando mais calorias?

    • Olá, Rodrigo
      o corpo gasta mais energia para manter mais massa muscular, isso é fato, só que na prática esse acréscimo no total de calorias gastas não chegam a aparecer prontamente, não espere resultados rápidos com essa estratégia, se quiser diminuir o BF utilize um boa dieta que os resultados serão mais palpáveis.
      Ou caso não tenha pressa adote uma dieta equilibrada com seu gasto calórico e a redução do BF se dará naturalmente.

      Sucesso

  39. nivaldo de campos disse:

    Meu nome e nivaldo de campos
    Acho legalmente saudavel que uma pessoa tenha divergencia de outra; mas depois, que ambas unem para chegar num denominador comum.
    procurei ler com muita atencao as opinioes sua (claudio) e da Luciana Franca, confeso que sou leigo.
    Mediante seus comentarios e dou valor para ambos gostaria de propor que voce e a Luciana Franca trocassem contatos novamente para utilizar minha pessoa como teste.
    Voces mandam um metodo, juntos e eu coloco em pratica e depois veremos o resultado.
    Nao sou gordo e treino musculacao a um ano mas sempre pratiquei esporte.
    entao ate mais ,mande meu email para ela ou envie para mim o dela.

  40. Ennio disse:

    hola,tenho 19 anos sempre fiz esportes estive parado quase um ano q me mudei, so bebendo, e comendo, apareceu uma barriguinha eu melhorei minha alimentacao voltei fazer atividades. agora comecei a malhar faz 2 meses, tenho pouco gordura na regia do abdomem q tento tirarla para poder ficar bem definida gostei da idea de tomar testosterona pra aumentar a forca nos meus treinos relmente nao sou de fazer aerobios nem caminhadas chego e malho, mas umas 2x por semana jogo futebol e surf. eu tomo antes de malhar creatina depois shake de whey, mas me sento cansado comeco bem mas cehgando depois da metade principalmente en dia de biceps parece q fico sem forca, queria saber oq pode ser, n sei tomar algo q me ajude a manter mas resistencia e forca mas q nao engorde, para crecer e seguir perdendo a gordura??
    grato Ennio

    • Olá, Ennio
      Com 19 anos não há necessidade de “tomar” testosterona para aumento de força, seu corpo está no auge da produção e o uso dela agora atrapalharia o seu crescimento, que em geral vai até os 22 anos, fora outros colaterais desagradáveis e prejudiciais a sua saude.
      O cansaço no meio do treino pode ser causado por vários fatores, tanto psicológicos, nutricionais ou físicos.

      Os psicológicos podem ser por falta de motivação ou pela monotonia do treino.

      Os nutricionais podem ser por falta de ingestão de carboidratos complexos, que dão a energia durante os treinos, ou pela ingestão de carboidratos de alto IG antes que causam um hipoglicemia dando uma baixa na energia.

      Os físicos podem ser devido a uma divisão equivocada dos grupos musculares, ou falta de concentração no grupo muscular trabalhado, por exemplo usar muito o bíceps durante o treino de costas.

      A melhor solução é uma boa conversa com seu instrutor, explicando tudo detalhadamente para que ele possa adaptar seu treino.

      Sucesso

  41. Ennio disse:

    ok, muito obrigado, em relacao ao uso de cratina e do whey como te disse creatina antes do treino whey depois e correto? tem algo q seria bom para tomar assim ganhar massa muscular mas sem engordar pq tenho tipo fisico mediano para magro e agora to tirando a barriga q apareceu n quero volte,
    grato

    • Ennio, a forma que você está ingerindo os suplementos é uma das mais usadas, alguns tomam a creatina depois do treino, outros de manhã, como ela fica estocada no músculo até se fazer necessária não temos que tomá-la em um horário específico.
      Até sobre o whey no pós treino ainda estão estudos prá saber de sua real necessidade, o que se sabe realmente é que até 24 horas ou mais após o exercício o organismo continua com sua capacidade de sintese proteica acelerada, o resto é propaganda para vender suplemento.
      Você só irá “engordar” se o total de calorias que você ingere for maior do que aquele que você gasta, se mantiver igual a tendência será perder a gordura corporal á medida que sua massa muscular for aumentando, mas é um processo demorado que não dá resultados do dia prá noite ainda mais quando se é naturalmente “magro” como você falou.
      Uma dieta saudável garante todos os macronutrientes que você prescisa, qualquer acréscimo de calorias por conta de suplementos que for utilizar deve ser descontado do total de calorias da dieta.

      Sucesso

  42. dinho disse:

    olá claudio, malho a 1 ano e não estou vendo resultado, não ganho massa muscular nem estou perdendo gordura localizada , faço uma dieta regrada e elaborada e cerca de 1 hora de musculação diariamente de segunda e sexta porém nada muda, oq devo fazer?
    gostaria de saber também se essa tecnica do gelo no abdomem pode ser utilizada para gordura no peitotal e se tem eficacia.

    • Olá, Dinho
      Para aparecerem resultados visíveis mais rapidamente precisamos nos concentrar em um objetivo de cada vez, pois a perda de gordura e o ganho de massa muscular requerem dois programas nutricionais distintos.
      Com muito controle e paciência até se consegue os dois ao mesmo tempo, mas é bem difícil pois para perder gordura você terá que ingerir menos calorias do que seu gasto calórico, e, para ganhar massa muscular deverá ingerir mais calorias que seu gasto calórico.
      Defina claramente qual a sua prioridade, ganho de massa ou perda de gordura, e invista nela.
      Fora isso tem também a somatotipologia de cada um de nós, uns nascem com mias facilidade de ganhar massa muscular que outros, assim como alguns podem comer de tudo e não engordam, é preciso analisar o seu somatotipo precisamente para adequar a dieta e o treinamento aos seus objetivos, um bom educador físico sabe fazer essa avaliação e a prescrição dos treinos adequados.
      Este post sobre a gordura localizada é uma alternativa para tentar eliminar as últimas gorduras que teimam em permanecer após todo o processo de exercícios e dietas, se usada em outra condição não surtirá o efeito desejado.
      A presença da gordura localizada no peitoral, lipomastia, geralmente começa ainda na infância, se agrava na puberdade, e, senão regrediu totalmente após o término dela, sendo bem sincero, é bem difícl de ser retirada, mesmo com dietas rígidas e bons programas de exercícios, às vezes, em casos muito severos, tem-se que recorrer a auxílio médico especializado.

      Sucesso

      • fran disse:

        Ola claudio.
        Eu treino ja ha uns 15 anos, mais tenho uma gordura abdominal q ñ sai de jeito nenhum.
        Achei super interessante esse tratamento com o gelo.
        Acordo todos os dias as seis, levo minha filha pra escola, faço circuito de 30 min, vou pra outra academia, faço 30 min de aeribico e 45 de esteira, depois disso, posso sem problemas ir pra casa, fazer os abdominais com a bolsa de gelo ??

      • olá, Fran
        Creio que dessa forma não seria tão eficaz, pois você já ativou todo seu metabolismo, a prática em jejum é para aproveitar o momento em que nosso corpo ainda está usando a gordura como principal fonte de energia, tomando o cuidado para não se elevar muito a FC a fim de não passar de 25% do VO2, nessas condições o corpo chega a usar a gordura como combustível em níveis maiores que 60%.
        Mas como o aumento local do fluxo sanguíneo vai aumentar a queima de gordura da área exercitada os resultados poderão ser bons.
        Se tiver com vontade de pesquisar sobre o assunto dê uma lida neste artigo:
        Are blood flow and lipolysis in subcutaneous adipose tissue influenced by contractions in adjacent muscles in humans? disponível em:
        http://ajpendo.physiology.org/content/292/2/E394.long acessado em 03/11/2102

        Sucesso

  43. Glauber Prieto Piedadde disse:

    Caro Claudio,

    Sou novo aqui e vejo que você tem muito conhecimento sobre os assuntos propostos. E também é muito paciente, educado e humilde, pois muita gente com seus conhecimentos não se expõem dessa forma tão generosa e comprometida em ajudar as várias pessoas que entram aqui precisando de uma ajuda. Parabéns!
    Pois bem, gostaria se possível for, que você me orientasse na questão da suplementação. Já tenho bastante experiência de treino com musculação (treino forte…..faço agachamento com 150kg, mas nunca me liguei em tomar nada. Sempre tive boa alimentação e um corpo muito bom. Mas agora percebi após os 40, que meus “músculos” não respondem mais como antes. Então gostaria se puder, dá sua generosa contribuição.
    Pré treino? Whey Qtos gramas) associado com q?
    Durante? só água?
    Pós? Whey (qtos gramas) + Carbo +?
    A noite, tomo algo?
    ……
    tenho 1,80 /90kg

    Obrigado!
    Ab!
    Prieto/Londrina Pr

    • Olá, Glauber
      Obrigado pelas palavras de incentivo,mas acredito que apenas faço o que todos deveriam fazer, o conhecimento só tem valia quando é compartilhado com o objetivo de auxiliar outras pessoas.

      Parabéns pelos resultados alcançados até agora, 150 kg é um boa marca, pois pessoas mais altas tem maior dificuldade no agachamento.
      Com a idade é até normal sentir essa falta de resposta que você citou, nossa produção hormonal vai declinando, e os exercícios resistidos são uma das melhores opções para evitar que esse declínio seja mais suave.

      Atualmente estou com 54 anos e também sinto na pele esses “pequenos problemas”; basicamente temos três soluções, os mais abonados partem para um terapia de reposição hormonal para evitar a andropausa, é uma “industria” que ainda vai crescer muito nos próximos anos, os “sem noção” se automedicam sem orientação, aliás hoje em dia até a molecada faz isso indiscriminadamente, e com certeza terão um preço alto a pagar mais prá frente. Por último estão as pessoas, creio que como nós, procuram se manter ativos utilizando alternativas naturais na alimentação e suplementação.

      Vamos pelo início, e supondo que seu objetivo seja a hipertrofia muscular com redução de massa magra, a primeira providência é calcular a sua TMB que à grosso modo deve estar na faixa de 3400 kcal para manter usa musculatura atual, se a sua dieta for muito superior a isso você provavelmente irá acumular gordura corporal, se for inferior não terá ganhos de hipertrofia. Nessa conta também entram os suplementos, e é onde muitas pessoas “engordam” sem saber o motivo pois estão fazendo também uma suplementação calórica além da proteica.

      O melhor pré-treino é a motivação e a fixação de metas, todos os outros vão torná-lo escravo dos produtos, a ponto de não treinar se não tiver condições de adquirí-los, por isso sou absolutamente contra o uso deles.

      No pós treino a dosagem padrão de whey é de 0,33 g por kg de peso corporal, no seu caso, cerca de 30 g. A esse whey se junta 0,66 g/kg de malto ou dextrose que seriam 60 g, ele irá garantir um pico insulínico que irá tranportar os nutrientes para a sintese proteica que fará o músculo crescer.

      No restante do dia a preocupação deve ser apenas com uma dieta variada e bem colorida que garanta o aporte de proteinas, carboidratos, gorduras boas e vitaminas e minerais. A feira é o melhor lugar prá se conseguir isso, frutas, verduras, peixes, etc..

      O ideal seria a consulta a um médico para ver como andam as suas taxas hormonais, mas pode se dar uma estimulada procurando incluir alimentos que sejam antiestrogênicos e antiaromatase na dieta, uma boa pesquisada no Google dá todas as dicas, que vão desde vegetais verde escuros como brócolis ao suco de uva integral. Em casos mais extremos tem também a opção de fitoterápicos como o tribulus terrestis ou pfafia paniculata (Ginseng Brasileiro, não o chinês).

      Só para lembrar, quanto mais força fazemos no treino maior é a nossa liberação de hormônios, por isso continue treinando pesado, mas sempre fazendo uma periodização com fases mais leves, menos peso mais repetições, para preservar tendões e articulações.

      Sucesso

  44. Glauber disse:

    Muito Obrigado Claudio por mais está excelente resposta. Faço periodização e tenho noção que não podemos treinar no topo o tempo todo. “Muita água, mata a planta, não é?rs.
    – Claudio, aqui mesmo na net, encontro profissionais com experiência falando de 2 a 5g de Wey pós treino, procede?
    – O pré tomando 15g de wey, ajuda?
    – no caso das 3400 calorias que vc disse, se realmente eu ingerir isso, desculpe a ignorância, mas n ficarei “gordo”?. Pois vejo alguns na academia ingerindo quantidades segundo eles dentro o padrão, mas ficam inflados e com barriga…….
    – Por último é possível vc esplanar sobre o cortizol? pq a glutamina antes do treino (aerobio) evita a liberação do cortisol?…..e se no meu caso o cortisol for liberado? é com treino extenso? muito volume? muita carga?…
    Obrigado Claudio…
    Ab

    Glauber

    • Olá, Glauber
      Existem muitas informações na net, cada um pode escrever o que quiser, mas os valores que lhe passei são baseados em estudos científicos, e não em achismos,
      2 a 5 g geralmente é a dosagem de BCAA, os quais são uma alternativa para o whey quando se quer menos calorias ou se tem algum problema digestivo com derivados do leite.

      Não vejo a necessidade de se usar whey no pré treino, pois para o treino o que precisamos é de energia e ela provem basicamente dos carboidratos, e eu prefiro utilizar os de baixo IG por permitirem uma liberação mais gradual.
      Sobre o cortisol e a glutamina aqui mesmo no Power-works já fiz uma postagem a respeito, dá uma lida lá pois o assunto é um pouco extenso.
      http://power-works.net/2011/01/03/como-controlar-os-nossos-niveis-de-cortisol/

      O número de calorias que lhe passei é uma estimativa do seu gasto calórico, prá saber ao certo só fazendo uma avaliação completa e de preferência com análise de gases para cálculo do seu VO2, ou ainda, como já expliquei por aqui também, com a anotação criteriosa de tudo que comemos e fazemos para calcular uma média, porém o aspecto “inchado” pode ser obtido por vários fatores, por exemplo, uso excessivo de carbos de alto IG, uso abusivo de creatina, uso de anabolizantes, ou até intolerância a lactose, e não tem necessáriamente relação com o total de calorias ingeridas.

      Sucesso

  45. José Ricardo disse:

    Cláudio,
    Tenho um ano de treino, porém estou com dificuldade em perder aquela gordurinha localizada, pois mim preocupo em pegar firme na aeróbica e isso impactar no ganho de massa muscular, que é o meu principal objetivo.
    teria uma dica para mim ajudar/

    Desde já te agradeço!

    José Ricardo

    • Olá, José Ricardo
      Todos nós temos essa dificuldade, pois ela será sempre a última a ser eliminada do nosso corpo. Eu acredito que a melhor opção é sempre se focar primeiro no ganho de massa muscular, pois com mais massa muscular nosso gasto calórico se torna maior e a perca de gordura vai se tornando um processo gradual e para isso basta controlar bem a alimentação para que o total de calorias ingeridas se equivala ao gasto calórico, e aí sim, podemos acrescentar algumas sessões leves e curtas de aeróbios, ou de manhã, ou após o treino de musculação.

      Sucesso

  46. Fabiano disse:

    Cláudio,
    Primeiramente parabéns pelo site, muito bom mesmo.
    Agora vem a parte que me incomoda.
    Sempre fui muito magrelo 1,69m e 48kg, até eu começar a praticar musculação, onde ja pratico a 4 anos e hoje tenho 79kg onde ainda não considero um bom ganho, pois apesar do meu corpo estar mais volumoso ele está com uma aparência ”inchada” e isso tem me incomodado muito e mesmo fazendo aeróbicos após a musculação não consegui diminuir isso, definir o meu corpo onde só foi mais definido até eu chegar +- nos 65kg, algumas pessoas me falaram que é pelo uso da creatina mas mesmo quando não estou utilizando, continuo ainda inchado e tbm tive um ganho em massa adiposa que pretendo retirar, então encontrei esse site e achei muito interessante esse método de treino aeróbico em jejum.
    Minha dúvida:
    Meu treinamento atual é um ABCDE onde tenho sab. e dom. como descanso, objetivo em hipertrofia.
    Eu poderia fazer esse método do aeróbico em jejum no sábado para tentar definir ?
    Será que não comprometerá meu descanso atrapalhando no ganho de massa magra ?
    Fazer só no Sabado seria muito pouco ?
    Teria alguma dica ?
    Crítica?
    Indicação que poderia me ajudar ?

    Obrigado, um grande abraço..

    Fabiano.

    • Olá, Fabiano

      A creatina pode causar esse aspecto de inchado, assim como o leite e seus derivados em pessoas com intolerância, a primeira providência seria suspender novamente o uso da creatina, só que até seu efeito parar, isso pode demorar mais de um mês.
      Outra providência é adequar sua dieta a sua necessidade calórica, contando inclusive as calorias dos suplementos que está usando, principalmente os hipercalórios.
      Novamente esse procedimento levará algum tempo até você começar a sentir os resultados.

      Finalmente, e se for realmente necessário, você pode começar um programa de aeróbios, mas de preferência pelo menos três vezes por semana, pois uma vez só, além de não ser efetivo, pode expor o seu corpo à riscos cardiovasculares entre outros, como acontece com os “atletas” de fim de semana.

      Sucesso

  47. Mateus disse:

    esses peitorais ai em deve ter sido malhado a infancia toda ate a adolecencia vish meu!!!

    • Olá, Mateus
      Eles podem ter até começado depois, mas foram vários anos treino, alimentação e dedicação prá chegar nesse resultado.
      Os verdadeiros resultados só começam a aprarecer quando a maioria já desistiu pensando que ia ficar assim em dois ou três meses.

      Sucesso

  48. WAL disse:

    OLÁ CLAUDIO ,ESTOU LENDO SUAS POSTAGENS E FIQUEI CURIOSA ,ESTOU COMEÇANDO AS MINHAS CAMINHADAS SÓ QUE Á NOITE, QUERENDO PERDER CELULITE E GORDURINHAS LOCALIZADAS. TENHO 1,61 DE ALTURA E PESO 62 K , QUERIA FICAR COM A BARRIGUINHA MAS SECA .O QUE DEVO COMER ANTES DA CAMINHADA PRA ACELERA A QUEIMA DAS CALORIAS ? TEM QUE COMER UMA HORA ANTES DE CAMINHA?

    • Olá, Wal
      Existem alguns alimentos que são naturalmente termogênicos, como o café, a canela, o gengibre, a pimenta, o chá verde, etc. aliás muitos dos que vendem prontos são feitos com extratos deles.
      De qualquer forma, você só vai conseguir chegar no seu objetivo se estiver fazendo os exercícios aliados a uma dieta hipocalórica e a uma boa hidratação.
      O nosso corpo só usa a gordura corporal como combustível durante o descanso e em atividades aeróbias mais prolongadas, com pelo menos mais de uma hora de duração, e por isso muitas pessoas abandonam os exercícios alegando não ter resultados.
      Outra dica é evitar ao máximo alimentos com alto ìndice glicêmico, na net você encontra relações deles disponíveis, dessa forma se minimiza a estocagem de energia sob a forma de gordura.

      Sucesso

  49. Claudia disse:

    Ola Claudio! Primeiramente, parabens pela iniciativa em manter o blog sempre tao atualizado! Estou fazendo academia para emagrecer, principalmente culote e coxas. Estou um pouco perdida com tanta informacao. Poderia me auxiliar? Vou todos os dias a academia. Aula de spinning de seg a sex, localizada de seg e quarta e musculacao na sexta. Aula de corrida terça e quinta. E complemento com esteira, uns 20 minutos. Sabado passeiomde bike ou caminhada no parque. Dieta saudavel , nao como muito e estou evitando carboidratos. Nunca sei se devo comer ou nao antes se todos esses exercicios. Espero que possa me ajudar, obrigada e um beijo.

    • Olá, Cláudia.
      Consegue sobrar tempo prá viver com toda essa atividade? Digo isso por que conheço atletas profissionais que não se esforçam tanto, mas se você consegue manter esse ritmo e ainda sentir prazer com a atividade física, quem eu eu para falar algo contra.

      Existe uma disciplina chamada Fisiologia do Exercício, e ela, entre outras coisas, estuda as formas como o nosso corpo usa os substratos energéticos durante a atividade física. Nesses estudos se encontrou uma característica chamada de conceito de cruzamentos que acontece no gráfico da intensidade do exercício e no da duração do exercício, pelos resultados se encontrou que quanto maior a intensidade do exercício maior será a utilização de carboidrato e menor a de gordura.
      Já quanto maior o tempo gasto no exercício de baixa intensidade maior é a utilização de gordura e menor a de carboidrato, pois para usar gordura como energia, é preciso muito mais oxigênio do que o necessário na utilização de carboidratos.

      O que quero explicar é que não adianta fazer um monte de atividade física se ela não estiver dirigida aos nossos objetivos. No seu caso, emagrecer, principalmente culote e coxas, a busca deve ser por atividades que mais utilizam a gordura corporal como substrato energético, o que, teóricamente, funcionaria melhor para isso são os exercícios de baixa intensidade até 30% do VO2max. realizados por longos períodos, mas…A gordura utilizada no exercício é apenas em part proveniente do tecido adiposo e predominantemente dos triglicerídeos (uma espécie de gordura) intramusculares e, portanto, a mobilização do tecido adiposo é mínima.

      O importante é mesmo para emagrecer é procurar sempre ter um déficit calórico. Por quê? uma Ingestão igual ao gasto acarretará na manutenção do tecido adiposo
      Uma Ingestão maior que gasto provocará um aumento do tecido adiposo, já uma Ingestão menor que o gasto reduzirá o tecido adiposo pois é durante o repouso (que é a atividade que fazemos na maior parte do dia), o nosso organismo utiliza até 90% dos ácidos graxos livres apenas como fonte de energia para sobreviver.

      Se você está ingerindo menos calorias do que seu corpo gasta, com certeza vai faltar energia para ele sobreviver então ele irá ter que recorrer a energia estocada na gordura corporal.

      Toda essa ladainha é para tentar lhe explicar que muita atividade física pode fazer seu corpo armazenar ou manter o tecido adiposo, caso não seja muito bem dosada e que ninguém emagrece durante a atividade física se não estiver em déficit calórico.

      De qualquer forma, para que haja o mínimo de queima de gordura corporal durante uma atividade física é necessário que exista o mínimo de carboidratos pois são eles que iniciam todo o processo, e para que isso aconteça durante toda a prática o mais indicado são os carboidratos de baixo IG, pois mantem o nível mais constante, na net existem tabelas como esta:
      http://www.diabetes.org.br/attachments/212_Tabela_de_IG.pdf
      que listam o IG dos alimentos, é escolher sempre preferencialmente pelas opções mais baixas.
      Após os exercícios, se quiser também uma aumento de massa magra, se recomenda até 0,66 g/kg de malto ou dextrose que tem um IG altíssimo para provocar um pico de insulina que ajudará no aumento da síntese proteica. Mas todos esses carbos tem que ser contados no total da sua dieta para se manter no déficit calórico.

      Qualquer dúvida, pode perguntar que tento explicar melhor>

      Sucesso

  50. Daniela disse:

    Boa noite Claúdio! Tenho o mesmo problema da Claúdia, minhas pernas são grossas, joelho e panturrilha enormes . Estou no meu peso ideal 61,5 kilos e 1,65 cm, já emagreci 42 kilos no total em cinco anos, tenho 40 anos. Fiz RA durante o ano de 2012 e emagreci 13 kilos, agora estou no efeito plato. Outro problema é que na parte superior estou muito magra com costelas aparecendo e do quadril para baixo pareço gorda ainda (coxa- 57 cm/ joelho – 44 cm e panturrilha -42,5 cm). Estou fazendo academia há 6 meses – 5x/semana – 1 aula de spinning mais masculação, no total quase 2 horas de academia por dia. Minha dieta hoje é um copo de leite pela manha, almoço : 2col de arroz mais proteina, no final da tarde tomo whey com leite e a noite faço uma refeição mais elaborada com muita salada, carboidratos e proteina, e ceia – leite ou queijo. Final de semana liberado com pizza, com 2 taças de vinho, 1 barrinha de chocolate ou sorvete, mas bem controlado. queria saber como reduzir a gordura localizada das pernas e culote. Desde já agradeço pela sua ajuda.

    • Olá, Daniela
      Como expliquei para a Claudia, a maneira mais eficiente de se eliminar a gordura corporal é mantendo o déficit calórico, só assim conseguimos sucesso.
      O problema também pode estar em cortar demais as calorias ingeridas, pois o nosso corpo vai diminuir a velocidade do seu metabolismo para tentar sobreviver com os poucos nutrientes que recebe, e o que é pior, vai estocar gordura, que é a única maneira que ele conhece, para ter uma reserva de energia.

      Fazendo algum cálculos aproximados seu consumo calórico deve estar na faixa de 2300 kcal por dia, prá se saber exatamente só fazendo uma série de testes para determinação do seu VO2 max, seu limiar anaeróbico, e jogando em fórmulas com todas as suas atividades calculadas, mas é um trabalho que poucos nutricionistas e educadores físicos fazem em academias comerciais, porém é a única maneira de se conseguir saber ao certo nosso gasto calórico para planejar corretamente a dieta e a atividade física.

      Mesmo assim vamos supor que as 2300 kcal é o seu gasto calórico, para diminuirmos 1 kg de gordura é preciso acmular pelo menos um défict de 7.700 kcal, o que também varia conforme a proporção dos macronutrientes da dieta, mas vamos usar essa média prá facilitar, se você quisesse perder 1 kg numa semana bastaria dividir o 7.700 po 7 que daria 1.100 kcal a menos por dia, 2300 kcal menos 1100 sobrariam apenas 1200 kcal, e aí é que se cai na primeira situção, o corpo sente a falta de nutrientes e diminui o metabolismo, e depois não conseguimos perder o tal quilo que gostaríamos.

      Para que isso não ocorra a primeira regra é não cortar a ingestão calórica em mais de 10%, aliás eu prefiro 5% quando se sabe os valores certos. Vai demorar mais pra perder peso? Vai, mas vai perder de vez sem muito risco de efeito sanfona, a não ser que abandone tudo e volte a comer muito e se exercitar pouco.

      A segunda regra é não sentir fome pois ela ativa uma série de hormônios que soam o alarme da falta de nutrientes, por isso é melhor comer várias pequenas refeições durante o dia.

      A terceira regra é não cortar os carboidratos da dieta pois como expliquei para a Claudia, são eles que iniciam o processo da queima de gordura.

      Juntando tudo, uma dieta com cerca de 2.000 kcal sendo pelo menos umas 500 kcal provenientes de carboidratos vai fazer você perder 1 kg de gordura corporal a cada 25 dias.

      Pode até paracer desanimador, mas será a gordura localizada que estará indo embora, é só lembrar de quantos anos que você levou para acumulá-la, e verá que é uma boa meta.

      Sucesso.

      • Daniela disse:

        Obrigada Claúdio pela sua orientação. De verdade não acho desanimador, porque só o fato de saber que existe um método para essa gordura ir embora, já fico feliz e animada, pois escuto de todos, inclusive familia, que sempre tive pernas gordinhas e essa é minha biologia, e que deveria estar feliz por já conquistei uma vitória. Não me importa quanto tempo leve, na minha cabeça fiz um projeto de 3 anos para conseguir definir e perder essa gordura localizada, mas pelos seus calculos e metodologia, no prazo de 8 meses chegarei nos meus objetivos. Vou fazer as contas de quanto devo ingerir, e vou anotar o gasto calórico diariamente, assim o dia que nao fizer ginastica, diminuo a ingestação calórica em 10%. E pelo que entendi, devo fazer tanto o aeróbico de alta intensidade, como também caminhada leve, pois tudo contribui, sendo que o mais importante neste momento é a dieta correta combinada com exercícios. Caso não veja resultados com meus calculos, vou procurar uma nutricionista para me auxiliar. Obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog!

      • Eu que agradeço por ter paciênica de ler minhas postagens, eu de vez em quando começo a escrever e viajo.
        Mas o caminho é esse mesmo, a ingestão calórica deve ser diminuida nos dias que não temos atividade, até porque é durante o descanso que se quiema mais gordura corporal.
        Eu devo ter uma planilha que ajuda a calcular corretamente o gasto calórico, assim que conseguir achar lhe envio.

        Sucesso

        P.S.: até eu achar se divirta com esta online:
        http://www.saudeemmovimento.com.br/saude/calorias/gasto_kcal.htm

      • Daniela disse:

        Claúdio, sou blog é apaixonante e com certeza estamos falando de um profissional dedicado, e apesar de “viajar” ( como diz) …é através dessas viagens que tentamos aprender a matéria que você domina .As postagens são colocadas de maneira didáticas, ajudando a nós.. leigos..entendermos. Super obrigada pelo carinho de enviar a tabela e pelo incentivo!

      • Obrigado, me deixou vermelho.

        sucesso

  51. fabio disse:

    Amigo meu problema ja nao é a gordura na regiao da barriga, ainda tenho um pouco nos flancos atras, como eu poderia perder isso???
    qual sua opniao sobre a dieta metabolica??

    • Olá, Fabio
      Existem vários tipos de dieta que se intitulam “metabólica”, a que tenho experiência própria é a do livro “Solução Anabólica para Fisiculturistas” do Dr. Mauro di Pasquale, com a qual tive ótimos resultados, em compensação conheço pessoas que tiveram seus níveis de triglicerídeos e colesterol bastante aumentados, por isso, hoje em dia, não aconselho o uso de dietas radicais ou muito restritivas para ninguém, pois é bem melhor para a manutenção da saúde uma dieta, ligeiramente hipocalórica com todos os macros nutrientes, carbos, proteinas e gorduras.

      Só prá te dar um exemplo uma dieta metabólica comum é mais ou menos assim:
      Refeição # 1
      2 ovos mexidos c/ peito de peru picado

      Refeição # 2
      30 Gramas de Amêndoas ou Castanha

      Refeição # 3
      150 g Peito de Frango
      200 g vegetais

      Refeição # 4 (ou pós treino)
      1 scoop whey protein com agua

      Refeição #5
      150 g Peito de Frango, peito de peru ou salmão
      200 g Alface
      Azeite de oliva a vontade

      Dessa forma ela força o organismo a usar as suas reservas corporais de energia, já que não há a ingestão de carbos, porém o corpo vai recorrer também as proteinas, o que gera muitos corpos cetônicos que são literalmente tóxicos. A pessoa emagrece mas vai estar se envenenando e sobrecarregando outros orgãos, como fígado e rins.
      Se você pegar essa dieta e acrescentar o mínimo essencial de carbos para geração e energia, mantendo o total da calorias, você emagrecerá da mesma forma porém não com riscos à saude, por exemplo:
      Refeição # 1
      2 ovos mexidos c/ peito de peru picado
      2 colheres de aveia, 1 colher de linhaça

      Refeição # 2
      20 Gramas de Amêndoas ou Castanha
      1 Laranja ou maça

      Refeição # 3
      100 g Peito de Frango
      2 colheres de arroz integral
      200 g salada verde c azeite extra virgem
      1 Maça

      Suplementação antes treino
      1 fatia de pão integral c/ geléia

      Refeição # 4 (pós treino)
      1 scoop de dextrose ou malto
      1 scoop whey protein com agua

      Refeição #5
      100 g Peito de Frango, peito de peru ou salmão
      2 colheres de arroz integral
      200 g salada verde com Azeite de oliva a vontade

      Veja bem, estou apenas exemplificando, não prescrevo dietas, quem faz isso é o nutricionista.

      Sucesso

  52. fabio disse:

    entendi, seria interessante entao uma dieta mais pobre em carbo e gordura. e mais rica em proteina… sempre sendo hipocalorica para definicao.
    outra duvida, o gelo citado acima para perca de gordura local….
    tipo poderia ser feito fazendo no momento q se faz uma caminhada na esteira??? o gelo poderia ficar constante ou teria que colocar um tempo e tirar, colocar e tirar.. e assim suscessivamente??

    • A intenção do gelo, ao contrário do que se faz em crioterapia, é aumentar a circulação local, então ele não deve ser colocado direto e sim alternando a sua aplicação, dessa forma quando ele é retirado mais sangue irá irrigar a área para restabelecer a temperatura corporal.
      Durante a caminhada não é necessário pois seu fluxo sanguíneo é direcionado aos músculos que estão sendo utilizados e o método não teria a mesma eficácia do que a aplicação nos abdominais.

      Sucesso

  53. Luluzinha disse:

    Eu tenho sim umas gordurinhas localizadas , e eu sei q mim esforçando eu vou ficar com minha barriga como era , e se eu conseguir queimar essas orrorosas gordurinha serei mais feliz , muitos obrigado pelas dicas vou fazer tudo bem diteitinho , beijaoooooo …..

    • Olá, Luluzinha
      Todos nós temos gordura localizada, os hábitos modernos e a vida de trabalho diário na qual não sobra tempo para nos alimentarmos direito acabam forçando o corpo a armazenar energia, é um café da manhã que não dá tempo de tomar, é ficar horas sem se alimentar, é trocar o almoço por um lanche, é esquecer de beber água, é dormir tarde levantar cedo, enfim, só com muita força de vontade conseguimos concialar a vida que levamos com bons hábitos.

      Estou na torcida pelo seu sucesso e de todos aqui do Blog.

  54. fabio disse:

    amigo estou com muita dificuldade de fazer a dieta, me controlar principalmente a noite.
    ingiro bastante proteinas, fibras, e carbos de baixo IG durante o dia…. como a cada 3horas. mesmo assim de noite sinto uma compulsao danada por comida, principalmente doces!!
    tomei cromo uma epoca mas nao adiantou….
    em sua experiencia, tem algo que eu posso fazer que possa me ajudar a seguir essa dieta??
    ou o unico suplemento para isso chama forca de vontade mesmo????
    sinto uma compulsao incontrolavel!!!

    • Olá Fabio
      A nossa relação com a comida deixou de ser apenas uma questão de sobrevivência provavelmente desde quando inventaram a agricultura, o comer virou um hábito social, come-se para comemorar quase tudo, de nascimentos a velórios. E alguns de nós também estabelecem uma relação de recompensa com a comida, principalmente com os doces, pois a maioria de nossas mâes só deixavam comer a sobremesa depois de nós limparmos o prato, e queiramos admitir ou não isso fica gravado no nosso inconsciente.
      Fora isso tem o lado metabólico também pois ao ingerirmos açúcar nosso corpo libera grandes quantidades de insulina regularizar a glicemia, a glicemia baixa faz aumentar a “fome” por mais carboidratos e tudo vira um círculo vicioso.
      Tem também um efeito que já é bem aceito do açúcar nos níveis de serotonina no cérebro, similar até ao uso de drogas, dando uma sensação momentânea de felicidade.
      Para se livrar dessa compulsão, caso a força de vontade não seja suficiente, a ajuda médica e psicológica é super importante pois o açúcar em excesso está associado à hipoglicemia, ao diabetes mellitus, à arteriosclerose, à obesidade, ao aumento do ácido úrico sérico, ao aumento da incidência de cálculos biliares e à diminuição da imunidade entre outras doenças.
      Tem um livro, muito bom, chamado Livro Negro do Açúcar disponível neste link:

      http://www.uefs.br/docentes/jmarcia/2007/O_livro_negro_do_acucar1.pdf

      Talvez uma boa lida nele lhe ajude a superar essa compulsão.

      Sucesso

  55. fabio disse:

    obrigado amigo pela forca, palavras ajuda motivar!!!!
    hoje é o terceiro dia que nao coloco doce na boca.
    estou tomando para ajudar glutamina,cromo e lactobacillos

    • O importante é não desistir, mesmo que tenha umas recaídas, aqui ou acolá, volte ao seu objetivo. O seu corpo mesmo não precisa do açúcar, é apenas uma vontade de comer algo doce que pode ser suprida com muito mais vantagens por uma fruta por exemplo.

      Sucesso

  56. Ronaldo Ruas disse:

    bom dia amigo, que blog nota 10 parabéns e sucesso

    Ronaldo Ruas, Montes Claros MG

    • Olá, Ronaldo
      Obrigado pelas palavras de incetivo, só peço desculpas à você e à todos os demais leitores do Blog por não atualizá-lo com postagens mais frequentes, porém não é do meu feitio ficar publicando matérias sem relevância apenas prá iludir as pessoas com falsas promessas, tipo fique sarado pro verão ou a úlitma dieta de Hollywood.

      Sucesso e Feliz ano novo.

  57. Edina disse:

    tenho 22 anos,pesava 74 kilos.Emagreci e cheguei aos 62 Kilos,mas ficou aquela barriguinha indesejável.Faço caminhada todos os dias a tarde.Isso vai me ajudar a perder essa barriguinha que ninguém gosta?

    • Olá, Edina
      No se caso temos várias situações, primeiro precisamos saber qual a constituição dela, pois dependendo de como você perdeu esses 12 kgs ela pode ser efeito de um excesso de tecido cutâneo, ou ainda gordura mesmo caso o peso perdido tenha sido mais músculos ou líquidos.
      Para saber com exatidão será necessária uma avaliação física e dependendo do resultado é que podemos ver qual a melhor opção a seguir, pois se for excesso de tecido cutâneo só o tempo e uma dieta rica em colágeno irão reverter o tecido, já se for gordura, é necessário manter uma dieta hipocalórica até reduzir ao máximo o valor da dobra cutânea e só depois entrar com outras estratégias como as da postagem.

      Sucesso

  58. Edina disse:

    pra falar a verdade eu engordei quando fiquei grávida,depois que minha filha nasceu eu comecei a fazer uma alimentação mais saudavel.Eu pesava 73 kilos consegui chegar aos 68kilos,mas voltei a engordar novamente.Depois de 2 anos comecei a fazer caminhada todos os dias e a não como doces nem frituras,assim consegui chegar aos 62 kilos.Será que eu consigo perder essa barriga indesejável até o final do ano?O que devo fazer?

    • Tirando celebridades que tem um bom acompanhamento médico durante a gravidez quase todas as mulheres engordam um pouco durante a gestação, não se culpe por isso.
      Durante a gestação ocorre um “estiramento” da musculatura abdominal, em algumas pessoas os músculos voltam ao normal sózinhos, em outras vão requerer um maior esforço.
      No blog tem um guia de exercícios abdominais que acredito possa ajudá-la: http://power-works.net/2011/01/03/guia-dos-exercicios-abdominais-1%c2%aa-parte/
      Para perder a gordura é preciso um bom controle da dieta, calculando para que o total de calorias ingeridas seja sempre menor do que as calorias gastas, dá um certo trabalho, mas apenas cortando doces e frituras não se tem controle sobre o saldo das calorias.

      Em uma caminhada de uma hora consegue se queimar cerca de 300 Kcal, só que elas vem do glicogênio muscular e do tecido adiposo, com sorte se consegue queimar de 20 a 25 de gordura apenas, o que em seis meses, se fosse feita diariamente, seriam 4,5kg a menos só de gordura, mas se a dieta não estiver controlada corretamente os resultados são bem menos animadores.

      Caso você não tenha acesso a um nutricionista entre no site da Centrum: http://www.centrum.com.br/teste_nutricional.asp e faça uma avaliação da sua dieta atual, e faça as correções necessárias para deixar sua dieta com uns 10% de calorias a menos, lembrando que nos dias que voc~e não faz atividade física o total de calorias ingeridas tem que ser diminuido.

      Sucesso

      • Hamanda disse:

        Depois de muito pesquisar sobre o assunto, curioso, mas que ninguém fora incisivo epautado numa afirmação …eram só suposições. Fico feliz Cláudio de me inteirar sbre a informação do gelo no abdômen depois de ver tanto absurdo na net. Sempre corri, cheguei a corree 11km de distancia a 9 km de velocidade.,. E durante um tempo segui a dieta da clara e do frago sem sal

      • Hamanda disse:

        Nessa época minha barriga ficou mais lisa, mas o esforço era intenso demais.
        Hoje tento equilibrar o carbo, e os açucares, sempre acompanhado de atv física,.todos os dias. Mas a minha barriguinha é daquelas formato pêra, isso nunca me largou haha. Por isso a dica vai cair como luva pro verão! Acompanhaso da dica e massagem na região. Se rolar mando foto! Beujão

      • Olá Hamanda,
        Fico aguardando seu sucesso, na página do FB eu postei um artigo do Prof. Eder Lima de Belo Horizonte sobre uma técnica conhecida como “vácuo de estômago” e complementei com outro exercíco que ajuda a reforçar o transverso do abdomen que é na realidade o responsável pelo aumento da cintura, se puder dê uma lida que irá lhe ajudar a diminuir a sua “pêra”.
        http://www.facebook.com/PowerandWorks

        Sucesso

  59. izabel pereira disse:

    Ola Claudio ,tem um ano que faço academia e continuo com uma barriguinha ,quantos minutos devo ficar com bolsa de gelo na barriga e quantas vezes por semana ,posso colocar quando chego da academia, beijos obrigado!!!!!!!

    • Olá, Izabel
      Creio que já expliquei isso várias vezes, mas não custa nada explicar de novo, como está descrito na postagem o objetivo do gelo é aumentar a circulação no local da aplicação, então ele deve ser colocado e retirado várias vezes, caso contrário ele irá promover um vasoconstrição, que é o motivo dele ser utilizado logo após traumas musculares. Nessa técnica apenas se resfria um pouco a área da aplicação e logo em seguida com a retirada o corpo irá mandar mais sangue para estabelecer a temperatura corporal, então se coloca o gelo novamente, e assim por diante.

      Mas nada disso vai adiantar se sua dieta não estiver realmente equilibrada e que ela não deixe seu corpo sentir que vai faltar alimento, pois sem o controle absoluto da dieta e dos horários da alimentação você pode usar o método mais avançado do mundo, pode se destruir fazendo aeróbios, e a gordura irá continuar lá esperando para ser usada como fonte de energia reserva.

      Sucesso

  60. Juliana disse:

    oi!!
    será que ao invés de caminhar esses 30 min eu posso fazer o HIIT por 15 min???

    • Olá, Juliana
      O HIIT(High Intensity Interval Training) já é uma bela alterantiva para a “queima” de gorduras, melhor até que os aeróbios, inclusive esta semana mesmo saiu um estudo comprovando isso, porém a intenção da caminhada leve é não elevar a frequência cardíaca, para dessa maneira tentar enganar o organismo para que ele continue a usar a gordura corporal como fonte de energia por mais tempo.

      Outro fator importante é que os exercícios de alta intensidade vão exigir um pico de energia, e como você estará em jejum essa energia poderá vir do catabolismo fazendo você perder massa magra, e também, caso você não esteja devidamente adaptada, poderá ter tonturas, nauseas, hipotensão entre outros sintomas causados pela hipoglicemia.

      Sucesso

  61. Juliana disse:

    nesse caso do catabolismo, se eu7 tomar whey logo q terminar o HIIT não vai evitar q isso aconteça???

    obrigada pela atenção!!! :)

    • Olá, Juliana
      O que interrompe o catabolismo é a ingestão de carboidratos que irão liberar a insulina, nosso mais poderoso hormônio anabólico, o whey é apenas um fonte de proteinas de rápida absorção, a recomendação usual de um shake de whey com malto ou dextrose no pós treino é justamente para que o pico de insulina causado pela ingestão do malto ou dextrose seja aproveitado para levar os aminoácidos do whey para ajudar na sintese proteica que promoverá a hipertrofia, portanto quem realmente interrompe o catabolismo são os carboidratos.

      Isso tudo não tem nada a ver com a perda de gordura que estamos tratando aqui. A atividade em jejum não visa o ganho de massa muscular e sim apenas eliminar um pouco mais de gordura corporal, então não faz sentido você perder a massa magra que conquistou nos treinos resistidos tentando eliminar gordura corporal.

      Por outro lado se a nossa intenção é queimar gorduras não adianta tomar a malto ou dextrose no pós treino, pois como uma das funções da insulina é assegurar que os nutrientes em excesso sejam armazenados ou como glicogênio, no fígado, ou como proteína, nos músculos, e ou como gordura, no tecido adiposo. Ela é a responsável pelo aumento da deposição de gordura nos adipócitos, que são as células que formam o tecido adiposo e tem uma alta capacidade de armazenar gordura, por isso a melhor opção pós treino quando se quer perder a gordura corporal é a ingestão de carboidratos de baixo IG que não elevam a glicemia rapidamente como a aveia, a batata doce e o arroz integral.

      Uma boa refeição pós treino poderia ser assim: Aveia Integral em um Omelete de Claras de Ovo ou um pó proteico time release misturado com a aveia.

      Sucesso

  62. Juliana disse:

    mas aí é que tá… não estou comendo carb. como de 3 em 3 hrs, só proteina e antes de dormir tomo caseína… acho q vou fazer uma pergunta imbecil, mas não custa perguntar… rsrssss tava pensando em malhar e fazer o HIIT depois, tomando whey assim que acabar… espero que vc não fique bravo comigo pois acho que estou fugindo um pouco do tópico em questão, mas oque você acha? acha que eu vou conseguir perder gordura??? e posso fazer tudo isso em jejum??? *_*

    obrigada mais uma vez pela sua atenção!!!

    • Olá, Juliana
      Não é questão de poder ou não poder fazer toda essa atividade em jejum, aliás até existem defensores do jejum intermitente como o pessoal do Lean Gains, do IF e da Warrior’s diet onde a alimentação é feita após toda a atividade do dia e em grandes quantidades, no começo o organismo vai estranhar, vai reagir, porém depois ele se adapta e os resultados que eles conseguem são surpreendentes.

      Porém no seu caso, como parece que você está utilizando uma dieta cetogênica, vai haver perda de gordura de qualquer maneira, o único senão seria o excesso de cetonas que é onde os médicos, geralmente, mais implicam apontando vários riscos à saude.
      Em atletas há estudos nos quais a dieta cetogênica não afeta a performance, por exemplo neste: http://www.jissn.com/content/pdf/1550-2783-9-34.pdf
      Porém foi feito todo um acompanhamento nutricional para não privá-los de micronutrientes essenciais.

      Eu prefiro fazer os aeróbios, mesmo sendo o HIIT, longe dos horários dos treinos resistidos, dessa forma consigo executar cada tipo de treino sem que um atrapalhe a performance do outro, mas se você consegue manter esse pique todo e ainda consegue ter resultados dessa forma, não sou eu que vai dizer que você está errada, só cuidado para manter seu corpo bem hidratado.

      Sucesso

  63. Juliana disse:

    =) brigadinha!!!

  64. Manoel Luz disse:

    Li todas as perguntas e as coerentes respostas …excelente trabalho..
    Continue com esta atividade que certamente elucida muitas questões..
    Abs

    • Olá, Manoel
      Eu que agradeço, mas apenas tento ajudar com o pouco que sei, e também aprendo muito aqui, pois às vezes sou obrigado a pesquisar sobre assuntos que não domino completamente para poder responder corretamente as dúvidas dos leitores.

      Sucesso

      • Manoel Luz disse:

        Aproveitando , estou fazendo uma dieta apenas de legumes e verduras (vários) cozidos em uma sopa que consumo durante o dia acompanhado de chá verde , água e todo tipo de fruta, sómente , e a minha pergunta é se os tipos de trabalhos físico comentados é ideal para perder gordura localizada (barriga e peito), tenho 175 cm e 84kg, e preciso perder para chegar aos 78kg….detalhe tenho 55 anos (a idade faz algum diferença?)

      • Olá, Manoel
        Dietas radicais como a que está fazendo são apenas uma opção para se perder peso rapidamente, mas elas não devem ser usadas se o intuito é perder gordura corporal, o peso não tem muita coisa a ver com gordura corporal, até porque a água e os músculos que se perdem em dietas como a que está utilizando são bem mais densos que a gordura.

        Não se preocupe tanto com o peso e sim com o %BF(percentual de gordura corporal), procure fazer uma avalição física para descobir qual é o seu e tente reduzir apenas a gordura corporal, as melhores ferramentas para medir isso são a fita métrica e o adipômetro, não a balança.
        Para perder gordura a dieta tem que ser balanceada, com todos os micro e macronutrientes, porém com o total de calorias ligeiramente abaixo do seu gasto calórico total.
        Apenas como exemplo, pois não sou nutricionista e por isso não posso prescrever dietas, pelo seu peso, altura e idade, seu gasto calórico deve estar na faixa de 2.700 kcal, se ingerir mais que isso, com qualquer tipo de alimentação, inclusive com o seu sopão, irá ganhar gordura corporal, já se ingerir menos que isso, pode até ser com o seu sopão, mas pelo menos com 1 g de proteina por kg de peso corporal mais algumas gorduras boas, irá perder gordura corporal.

        O processo é mais lento, porém os resultados são bem mais duradouros, por exemplo se você cortar apenas 300 kcal por dia em uma semana terá economizado 2100 kcal, o que na média são 300 gr de gordura corporal a menos, em um mês serão 1,2 kg, na balança é desanimador, porém você verá uma nítida diferença na sua linha de cintura e nas outras dobras cutâneas.

        Os exercícios e toda atividade física em geral, além de tonificar a musculatura, melhorar seu condicionamento cardio vascular, melhorar sua saúde, etc. apenas aumentam o seu gasto calórico total e isso ajuda no processo de emagrecimento, porém ele deve estar aliado a uma boa dieta, pois nem a dieta nem os exercícios sózinhos conseguem bons resultados, no seu caso por exemplo, se você fizer uma atividade física que consuma apenas 500 kcal três vezes por semana irá aumentar o seu déficit calórico em 1500 kcal por semana que somadas as 2100 da alimentação serão 3600 kcal ou 540 g de gordura a menos por semana.

        A idade não tem nenhuma importância, o que tem são os problemas de saúde que a idade possa ter trazido como hipertensão, hipercolestolemia, diabetes, etc., nesse caso é melhor procurar um médico antes de começar com uma atividade física mais intensa.

        Sucesso.

        p.S.: eu tenho 54 anos, minha altura é 1,70 e quando me lesionei em maio/12 estava com 98 kg com 10% de gordura corporal, tive que parar de treinar, diminui a minha ingestão de calorias e mesmo assim hoje estou com 83 Kg e o BF subiu prá 18%, pois estou ficando mais tempo sentado.

      • Manoel Luz disse:

        Claudio, estão perfeitas as suas colocações e conselhos que as seguirei com toda certeza.
        Apenas me explique o que é %BF e como consigo medi-la em casa de forma rudimentar.
        Quanto a minha dieta vou segui-la por uma semana apenas, pois estou aguardando parecer do meu médico cardiologista para começar atividade física mais intensa, como fortalecimento dos músculos inferiores e superiores, que certamente estarão fragilizados após esta perda que está havendo e numa academia de musculação com orientação.
        Acredito que conseguirei diminuir minhas gorduras (abdomen e peito) em algum tempo, pois parei definitivamente de beber cerveja (a multa é muita alta e as consequências ainda maior) e petiscos, mais uma perda de peso na balança agora é essencial para animar todo o trabalho.
        Abraços e saúde a você e todos os que o acompanham este excelente sitio.
        Manoel Luz

      • Olá, Manoel
        O BF é apenas uma abreviatura do inglês: Bofy Fat, e é expresso em porcentagem do peso total, por exemplo se você pesar 100 kg e seu BF estiver em 25% você terá cerca de 25 kilos de gordura corporal e 75 kg de massa magra, onde se incluem os músculos, os ossos, os orgãos e os fluidos corporais.

        Numa dieta o que importa mais é diminuir apenas a quantidade de gordura corporal, por isso é importante descobrir esse %BF pois assim se consegue calcular uma dieta que mantenha o correto funcionamento do seu corpo.

        O adipômetro é quase essencial para se medir indiretamente o %BF, existem vários protocolos utilizando várias dobras cutâneas, quanto maior o número de dobras utilizado mais precisão se consegue.

        Há vários outros métodos, o mais preciso é através de ressonância magnética, e outros não tão precisos como balanças de bioimpedância.
        Para medir em casa usando apenas uma fita métrica existe o método desenvolvido pelo NAVAL HEALTH RESEARCH CENTER dos EUA, a fórmula é meio complicada, está na pag. 6 tabela 3 deste documento: http://www.dtic.mil/cgi-bin/GetTRDoc?AD=ADA230435
        mas existem várias calculadoras mais simplificadas online como esta:
        http://www.scientificpsychic.com/fitness/diet.html
        Gosto dela pois ela fornece também um valor aproximado das Kcal mínimas de uma dieta com base na massa magra, aí a pessoa escolhe, ou aumenta a atividade física ou diminui ainda mais as calorias ingeridas, nesse caso essa calculadora também dá o mínimo “saudável”.
        Você só precisa da sua altura, da medida do seu pescoço abaixo do pomo de adão e da medida da circunferência do seu abdomem, para mulheres é necessário também a medida do quadril na parte mais larga.

        Não será uma medida exata, mas serve para avaliar o progresso na dieta. Só é preciso tomar o cuidado de tirar as medidas sempre no mesmo horário e da mesma forma para que o resultado expresse o real progresso. Uma vez por mês acredito que seja um boa frequência para aferir as medidas, menos que isso só que tem pretensões competitivas, e nesse caso ainda é preciso reajustar o total de calorias ingeridas semanalmente.

        Sucesso

      • Manoel Luz disse:

        Claudio, mais uma vez obrigado pelas dicas.
        Seguirei as orientações , então voltamos a nos comunicar.
        Abs

  65. Kaukau disse:

    Oi Claudio, parabens por sua iniciativa!
    Estou fazendo musculação 5 vezes na semana, sendo menbros inferiores 3 e superiores 2. Entre 2 exercicios faço 3 min. de esteira, corrida. Aerobico todos os dias, 6 vezes na semana. Ja emagreci e noto os musculos tonificados.
    Bem, vamos ao que me preocupa. Tenho um braço com musculo maior do que o do outro. Tenho receio que seja causa da musculacao. Nao quero ficar musculosa, forte, nos braços, sabe? Queria que o braço maior ficasse igual ao menor. Ja pensei em fazer musculacao so com um braço rs. Isso que se diz de usar pouco peso me confundi. Nao tenho muita força os braços, entao parece que com o pouco peso ja é dificil fazer os exercicios. O que seria esse pouco peso?
    Obrigada e sucesso !!

    • Olá, Kaukau
      Todos nós temos diferenças de tamanho entre os dois lados do corpo, geralmente o lado que chamamos de dominante é ligeiramente mais desenvolvido, e como você está fazendo atividade física esse lado dominante tende a ganhar massa muscular mais rapidamente, e temporáriamente essa diferença pode aparentar ficar maior.

      Mulheres não ficam musculosas com musculação, a falta de testosterona inibe um crescimento maior dos músculos além da predisposição genética, quanto a isso pode ficar desencanada, já para diminuir o tamanho de um músculo a coisa complica um pouco, pois a única forma de fazer isso é não fazendo nada, mas nada mesmo, engessando o braço, é só perguntar para alguém que já teve uma fratura e ficou um longo tempo engessado.

      O nosso corpo é programado para sempre trabalhar da forma mais econômica possível, assim se um membro não se mexe, o corpo não vê necessidade de ficar alimentando toda aquela massa muscular e, por economia, a diminui.

      Como você já não usa uma carga muito alta no treino dos membros superiores o que dá prá fazer é treinar com o mínimo de peso, só prá manter a tonificação, e com o tempo o braço menor vai chegar perto do tamanho do outro.

      Mudando de assunto, eu cansei só de ler a sua programação de atividade física, eu sei que é até viciante, mas tudo em excesso pode nos trazer problemas mais tarde, por exemplo, você está acostumando seu corpo a consumir uma alta quantidade de calorias prá dar conta de toda essa atividade e, se por qualquer motivo, você tiver que dar uma parada as chances de você ganhar gordural corporal aumentam muito, dá uma lida neste artigo do Dr. Paulo Muzy:
      http://superperformance.blogspot.com.br/2009/02/aerobio-engorda.html

      Sucesso

  66. keila disse:

    OLÁ CLAÚDIO , COMO VAI ?
    CLAÚDIO TENHO 1.65 E TENHO 64 KG. malho há mais ou menos um ano e meio, e fiquei parada de malhar um mês, mas embora tenha pernas grossas, (61cm), não tenho aquela barriga desejada, gostaria de saber como faço para perder 10 cm mais ou menos de cintura? eu terei que emagrecer muito , é que gosto das minhas pernas e bumbum rs (99 cm), se eu emagrecer os 4kg perderei todas as medidas também não é mesmo, há possibilidades pra que eu possa perder gordura e ao mesmo tempo ir repondo com massa? não tomo nada , e nunca tomei , mas tenho muita facilidade para ganhar pernas.
    altura 1.65
    pernas 61cm
    bumbum 99 cm
    cintura 78 cm.
    pode me dar uma ajudinha…. vou começar algumas sessões de carboxiterapia etc….

    • Olá, Keila
      Se prepara para passar por um bocado de dor, a carboxiterapia até funciona por um tempo, mas dói, dá uma lida neste relato da Marina da MTV: http://www.supremas.com.br/mitos-e-verdade-carboxiterapia/

      Até tem como você ganhar massa muscular e ir perdendo a gordura que deseja, só é preciso um bom planejamento da dieta para que ela supra todas as suas necessidades calóricas, nem a mais nem a menos, dessa forma seu corpo será obrigado a usar as reservas de energia em forma de gordura para se restaurar entre um treino e outro, demora um pouco mais, porém o resultado final compensa, além de não ter que ficar passando fome.

      Um bom nutricionista esportivo pode elaborar esse tipo de dieta e fazer o acompanhamento, de preferência semanal, para ir ajustando a quantidade de alimentos conforme sua evolução, caso não tenha acesso a esse tipo de profissional a única saída é colocar no papel toda a sua alimentação diária( tuo mesmo, até os cafézinhos, suquinhos, etc.) e calcular as calorias que você está ingerindo. Depois calcule as calorias que você gasta no seu dia e tente igualar os dois valores aumentando ou diminuindo as quantidades dos alimentos.

      Sucesso

  67. Thiago disse:

    Ola Claudio será possível eliminar celulite com aparelhos vibratórios?

    • Olá, Thiago
      Depende muito do tipo do aparelho vibratório ao qual você está se referindo, pois a celulite pode ser definida como uma alteração do tecido adiposo subcutâneo que retém líquido e toxinas entre as células, provocando uma alteração da circulação local.

      As causas que a provocam geralmente são os desequilíbrios hormonais, vida sedentária e hábitos errados, tais com o excesso de álcool, fumo, uma alimentação baseada em produtos industrializados aliados a uma herança genética.

      Uma alimentação que evite: café, chá preto ou mate em excesso; refrigerantes; doces e açúcares refinados; carne vermelha e embutidos; frituras e margarina com gordura trans; alimentos enlatados e industrializados; bebidas alcoólicas; pizzas, feijoadas, queijos amarelos, sorvetes; etc. aliada a uma massagem manual local e sessões de drenagem linfática amenizam bastante o problema.

      Entretanto existem casos em que a celulite é causada por bactérias, nesse caso é preciso primeiro eliminar a bactéria e depois usar as recomendaçãoes que citei, por isso uma consulta ao dermatologista é sempre melhor que a automedicação, dá uma lida neste site:
      http://www.manualmerck.net/?id=200&cn=1026

      Sucesso

  68. Rony Santana disse:

    Já são seis meses de academia e posso dizer que alcancei 80% dos meus objetivos. O principal deles era diminuir a quantidade de gordura no abdômen (um gigante que me atormentava). Tenho 42 anos, 1,75 de altura e atualmente estou com 71 kg. Quando entrei na academia estava com 81kg. Perdi esses 10kg de uma forma bem disciplinada com muito esforço, mudança radical na alimentação, a exclusão de gorduras saturadas, açúcar, sal e alimentos industrializados. No entanto, “aquela” gordura localizada no pé da barriga que me irrita quando a vejo através do espelho ainda continua. Li quase todas as postagens e respostas no seu Blog, confesso que encontrei muitas respostas coerentes, que só me convenceram mais ainda que, para se alcançar um objetivo é primordial a persistência e todo o esforço exigido para tal. Estou indo e voltando para o meu trabalho caminhando durante a semana (num ritmo de treino), ou seja estou caminhando em torno de 45 a 50km semanal (há 1 mês), além de malhar 50 minutos de segunda a sexta pela noite. Essa atividade pode ajudar na queima da última reserva de gordura (no pé da barriga) a médio e longo prazo? Ressalto que minha alimentação é 95% integral, fibras, proteínas, frutas, verduras etc. Quero uma dica para o meu caso em específico.

    Grato,

    Rony Santana.

    • Olá, Rony
      Primeiro quero parabenizá-lo pelos resultados alcançados até agora, não é todo mundo que tem a sua determinação e força de vontade para correr atrás dos seus objetivos, parabéns.
      Essa última etapa é justamente a mais difícil de ser eliminada e vai requerer mais paciência ainda da sua parte, pois você só vai conseguir eliminá-la quando conseguir convencer o seu cérebro de que ele não precisa manter estoques de energia para a sobrevivência do seu corpo. Algumas pessoas conseguem fazer isso sózinhas, outras só com ajuda de nutricionistas esportivos, pois requer um controle preciso da dieta, dos horários e do tipo de alimentos ingeridos.
      Nos posts sobre definição eu escrevi sobre os roteiros que se tem seguir para eliminar o máximo de gordura corporal utilizado por fisiculturistas:
      http://power-works.net/tag/dieta-de-definicao/

      O que você tem que ter em mente é que o nosso corpo é programado para a autopreservação, então ele dispõe de uma série de “alarmes” que informam o cérebro de tudo que acontece, por exemplo, se você ficar várias horas sem ingerir alimentos o cérebro será avisado sobre uma possível escassez de nutrientes, então ele comanda uma redução na velocidade do metabolismo para se precaver dessa escassez, assim quando você for se alimentar da próxima vez, mesmo que seja uma porção pequena, alguma coisa será armazenado em forma de gordura.

      Então, a melhor forma de se eliminar o excesso de gordura, de forma saudével, é não deixar soar o alarme, se alimentando constantemente, com todos os macro e micro nutrientes necessários para suas atividades, inclusive os carboidratos e gorduras.
      Outra dica, e essa acredito que você já siga, é eliminar todos os carboidratos de alto IG, pois eles provocam um pico de insulina que facilita o armazenamento de energia em forma de gordura.

      A sua caminhada ajuda nesse processo pois está aumentando o seu gasto calórico, porém, como frisei acima, o organismo se adapta e com o tempo ela não irá surtir mais efeito, por isso o controle preciso da dieta ainda é o melhor caminho, sei que é chato, é massante, mas é o que temos por enquanto.

      Sucesso

  69. Socorro Castro disse:

    Boa noite Claudio, tenho 40 anos 1.50 e 60 kilos, nunca cheguei a este peso. (Preocupada) Fiz academia há mais ou menos 10 anos atrás, mas me cansei e não aguento nem pensar mas em academia, então comprei vários aparelhos para fazer exercícios em casa e não me tornar sedentária, mas com o tempo fui me cansando e acabei me desfazendo deles, o ultimo aparelho que comprei foi Spinning e gostaria de saber como utiliza-lo corretamente para ter bons resultados, já fiz alguns exercícios nele e é muito cansativo, gostaria de tomar algum produto que me ajudasse a perder peso e ao mesmo tempo não me sentir tão cansada após o exercício, mas um produto que não prejudique minha saúde. Por favor me oriente.

    Abraço!

    • Olá, Socorro
      Desculpe a demora na resposta, a VIVO me deixou mais de 24 horas sem internet, quero só ver como será durante a Copa do Mundo.

      Respondendo a sua dúvida: O acréscimo no nosso peso com o aumento da idade é até normal, todos nós iremos passar por isso em maior ou menor grau, pois com o passar dos anos nosso corpo vai gastando menos calorias para se manter e nós vamos ficando mais acomodados e com menos afazeres.

      Para que isso não ocorra é preciso tomar consciência desses fatos e procurar alternativas para driblá-los.
      A primeira providência é adequar a dieta ao gasto energético menor, diminuindo as calorias ingeridas e evitando os produtos industrializados.
      A segunda é o aumento da atividade física, porém ela tem que ser prazerosa para que possamos adotá-la definitivamente. Os aparelhos vendidos para se treinar em casa geralmente acabam virando cabides mesmo, pois praticar exercícios em local fechado não dá um bom estímulo psicológico e acabamos desistindo.
      Se você não quiser mesmo voltar para uma academia sugiro que adote de início uma boa caminhada em algum lugar tranquilo perto de sua casa, se tiver uma praça ou parque melhor ainda, e com o tempo ir incrementando com trotes intervalados.
      Tente colocar objetivos alcançáveis para se manter motivada, tipo um tempo maior, uma distância maior, a cada novo treino.

      O spinning que você citou eu conheço como uma bicicleta ergométrica preparada para aulas de spinning, para uso diário elas são mais desconfortáveis que os modelos tradicionais pois durante uma aula de spinnig passa-se a maior parte do tempo pedalando em pé, e é o tipo de atividade indicada prá quem já possui um bom condicionamento.

      Sucesso

  70. Celios Rangel disse:

    Gostei de tudo que tenho lido até agora…..Gostaria de deixar meu comentário. Corro 4x por semana. Ao acordar tomo 5g de glutamina+420mg de cafeina+500mg de chá verde de 2 caps de BCAA. Corro moderadamente e ando por 1h e 30min em média. Levo sempre comigo sachê de carboidrato caso sinta necessidade, mas nunca tive. Chego em casa, tomo mais 1 copo de agua gelado, e aguardo 30min. Tomo mais 2 cp de bcaa e tomo banho. Saio do banho e passo um gel redutor de gordura.depois vou tomar cafe. Em um mes sinto que tenho reduzido minhas medidas, está dando certo assim. Mas pergunto se há necessidade de ficar muito tempo praticando dessa forma? Levo o monitor cardiaco e no final dá uma media de gasto entre 800-1100 Kcal.
    Outra coisa que quero dizer é a questão do gelo, imagino eu que é a mesma coisa você entrar em uma piscina. Os nadadores são geralmente definidos e uma das explicações é que a baixa temperatura da agua faz o corpo compensar a diferença de temperatura queimando gordura. Estou certo?
    Abraços a todos os leitores e principalmente a você Cláudio que tão prontamente nos esclarece muito.

    • Olá, Celios
      Teóricamente você não precisa se esforçar tanto em jejum para ter resultados, mas se está funcionando para você quem sou eu prá dizer alguma coisa contra. O que pode acontecer com o excesso de atividade em jejum é a perda de massa magra, mesmo com os BCAAs e a Glutamina, pois eles não entram em ação na hora em que são ingeridos, eu faria um experiência entre os dois métodos e compararia os resultados.

      O que mais atrapalha o uso da gordura localizada para a geração de energia, e com isso eliminá-la, é a falta de circulação sanguínea nessas áreas, por isso o “truque” do gelo mais os abdominais ajudam, alías agora inventaram uma tal de Criolipólise, que literalmente congela a gordura localizada, mas ainda estou pesquisando sobre isso.

      Quanto aos nadadores, a forma física deles é devido aos treinos e ao controle da dietas que eles fazem, pois uma das funções naturais da nossa camada de gordura é funcionar também como um isolante térmico, dessa forma a gordura fica distribuida pelo corpo todo, e, é por esse motivo também que descendentes de povos de clima frio geralmente tem mais facilidade para acumular gordura do que os que descendem de clima quente, pois os corpos precisavam de uma proteção extra contra o frio.

      Sucesso

  71. joelma cristina disse:

    Ola CLAUDIO gostaria que voce me passasse um treino pra eu entrar em forma,tive nenem a 2anos nao consigo perde a barriga todos os dias faço caminhada 50m.faço localizada com caneleira de5q.gostaria de ficar sem barriga com o bumbum mais deinidos e coxas grossas,sinto minha barriga flacida uso cremes e faço abdominais vejo nenhum resultados me ajude por favor,comotenho saudades de usar calças jeans justas e camisetas,tenho 36anose1,60de altura peso66q e manequim 42 aguardo sua respsta conto com voce.Beijos Joelma de SAO JOAO DO ORIENTE MINAS GERAIS.

    • Olá, Joelma
      Treino não posso lhe prescrever sem te conhecer pessoalmente, sem saber os resultados de sua avaliação física e nem da sua anamnese, e caso alguém faça isso desconfie pois não deve ser um profissional sério. De qualquer forma você já está fazendo alguma atividade física, e isso é bom, mas infelizmente isso não é suficiente para que você alcance seus objetivos.

      Vamos por partes, primeiro, para que você tenha seu corpo de volta é preciso que você invista em uma dieta ligeiramente hipocalórica para que perca o excesso de peso, os exercícios até ajudam, mas não dão conta sózinhos pois o que se gasta de calorias com eles é reposto facilmente com um bombom ou um copo de refrigerante. Pelo seu peso e altura creio que uma dieta com cerca de 2000 kcal irá ajudar. Tente eliminar todo tipo de comida insdustrializada e frituras de qualquer tipo, açúcar e sal use o mínimo possível e abuse de água e verduras.

      Segundo: para as coxas e bumbum ainda não inventaram nada melhor que a musculação quando se quer que eles aumentem, e ainda com treinos pesados e intensos, não adianta chegar na academia colocar 1/2 kg de cada lado da barra, nem usar caneleiras e achar que com isso terá resultados, as coxas e os glúteos são os nossos grupos musculares mais fortes e estão acostumados a trabalhar o tempo todo, quer seja andando ou sentando e levantando, por isso eles exigem um esforço bem maior para se desenvolverem. Os exercícios que realmente funcionam para os MMII são os “piores” do ponto de vista de algumas mulheres, eles são o agachamento, o leg press, o Afundo ou Passada à frente, o levantamento de terra, o stiff e o Bomdia, todos com a maior carga possível para completar as repetições. É cansativo, é pesado, mas é o que dá resultados.

      Terceiro: é preciso paciência, muita paciência, pois os resultados demoram a aparecer, assim como a gente leva um tempo prá perceber que saiu de forma, para retornar à ela talvez gaste-se o dobro do tempo ou mais, porém a ansiedade de ver os resultados, às vezes, nos faz desistir antes de ter chegado lá. Portanto basta ter paciência e persistência, cuidando da alimentação e se dedicando aos treinos que os resultados irão aparecer.

      Sucesso

  72. joelma cristina disse:

    Ola Claudio,gostei da sua dica como faço a dieta de 2.000calorias,quero mais dica pois onde moro tem ate academia mas nao tem professor que de atençao devida tenho algumas amigas que ja se machucaram.Outra coisa nao como bombom e nem tomo refrigerantenao como biscoito doces so de agua e sal,gostaria que voce me ajudasse nao bebo e nem fumo sou muito alergica creio q possa ser os antalergicos pois me dao muita fome minha comida e com pouco sal etambem com pouco oleo.Sempre repito mais um pou co nas refeiçao,tem 15dias q estou manerando de manha no cafe queijo magro biscoito de agua esal e uma fruta laranja com o bagaço ou uma maça ou um mamaentrea 7as 11 da manha tomo 3 l.de agua,lanche antes do almoço uma fruta e mais agua no almoço muita salada com azeite 2colheres de arros e cenoura ccozida lange da tarde iorgute natural com aveiae mel ou gelatina,jantar,frango grelhado 2c de arrozemais salada poderia melhorar mais omeu cardapio?Vou começar amanha o treino para perde gordura localizada vou levantaras 5 da manha pra fazer com o gelo posso fazer todos os dias?Assim que tiver algum efeito te comunico beijos aguardo sua resposta ok.

    • Olá, Joelma
      Eu não começaria com nenhuma técnica antes de eliminar tudo que é possível através da alimentação, mas como sempre digo prá todos aqui no blog, eu não prescrevo dietas pois isso é função dos nutricionistas, e como não eu gostaria de vê-los prescrevendo exercícios não invado a área deles.
      Depois se você pesquisar na Net o que não faltam são exemplos de dietas com o número de calorias que desejar, algumas até prescritas médicos endrocrinologistas como esta: https://sites.google.com/site/julianaschiavini/dieta-2000-calorias.

      O maior problema com qualquer tipo de dieta restritiva é que passado algum tempo o nosso corpo se adapta a ela, reduzindo o metabolismo, por isso é importante o acompanhamento de um profissional, pois ele é capaz de periodizar a dieta para que ela alcance os seus objetivos. De qualquer forma conforme perdemos peso o nosso gasto calórico também diminui e portanto a quantidade de calorias que ingerimos tem que ser diminuida para que continuemos a perder peso.

      Sucesso

  73. Luana Oliveira disse:

    Olá Cláudio.. Parabéns pelo blog…
    Preciso da sua ajudinha.. acabei de ter um bb.. vai fazer 3 meses.. e estou com aquela barriguinha… eu medi na região do umbigo e estou com 88cm pela manhã antes de tomar café… comprei uma esteira e há 2 semanas estou fazendo numa velocidade rápida… será q isso vai ajudar a perder as gordurinha.. estou pesando 60Kg… não acho q estou acima do peso quero mesmo é perder a barriguinha indesejada…mais uma pergunta a esteira, além de melhorar o condicionamento fisico trabalha quais musculos do corpo? e só mais uma coisa.. existe algum exercicio que não deixam os seios flácidos? nossa quanta pergunta néh… me ajuda por favor…Obrigada

    • Olá, Luana
      Recuperar a forma antiga após a gravidez é um processo que exige paciência, pois não se pode partir para exercícios intensos até para não prejudicar a amamentação, por falar nisso o simples ato de amamentar já aumenta seu gasto calórico em 500 calorias ou mais, quase o que você queima na esteira, e também ajuda a liberar hormônios como a oxitocina que ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal.
      O mais importante nessa época é dar uma atenção especial para os músculos da coluna que sofreram bastante e estão encurtados, para os músculhos do assolho pélvico que foi muito exigido nesse período e com os abdominais, estes requerem um programa de fortalecimento mas de leve a moderado enquanto estiver amamentando.
      Se você tiver condições uma ótima opção é o sistema Pilates, que vai ajudar muito na postura e fortalecimento do músculos e depois de um tempo a musculação.
      A esteira em velocidade normal é interessante, porém em velocidades mais altas e corrida acho precoce pois o assoalho pélvico ainda está distendido. Só que não será ela que irá lhe fazer perder peso, para isso é necessário uma dieta equilibrada e saudável, que também não pode ser restritiva por causa da amamentação, mas que ajude a manter a elasticidade da pele, com alimentos ricos em proteinas, colágeno, gorduras boas como o Omega 3, etc.

      Sucesso

  74. Alexandre disse:

    Olá claudio

    Chá verde aliado a musculação é vantajoso?

    tomo creatina,o chá verde pode inibir o resultado da mesma?

    forte abraço

    • Olá, Alexandre
      Vai depender basicamente do seu objetivo imediato, pois a creatina tem seu efeito neutralizado pela cafeina, e apesar de ter em menor quantidade o chá verde a contém.
      Como você colocou a pergunta neste post creio que a perda de gordura seja seu objetivo, se for isso a simples ingestão de chá verde, mesmo em grandes quantidades não irá lhe trazer grandes benefícios, para isso é melhor o extrato de chá verde que contenha a Epigalocatequina (EGCG)normalizada a 50% que é o ingrediente ativo do chá verde que realmente ajuda na eliminação da gordura. Mesmo assim é preciso aliá-lo a outros ingredientes para que funcione adequadamente, como o CLA, a Forskolina, etc.
      No entanto é importante que você procure se consultar com um nutricionista antes de consumir o produto, pois é preciso que esse profissional avalie as suas necessidades e combinação adequada destas substâncias para o seu caso.

      Sucesso

  75. Alexandre disse:

    Olá,Claudio>

    obrigado pelo retorno,

    O meu problema é aquela gordurinha localizada na barriga abaixo do umbigo!
    li seu artigo sobre o aplique do gelo na região,muito interessante,mas me falta tempo para aplicá-lo.

    estou em treinamento,tenho um porte bacana,mas nao consigo eliminar esse item.
    me alimento adequadamente dentro do padrão de treino.

    corro o risco de tomar extrato de chá verde, CLA, e Forskolina e perder massa muscular?

    forte abraço

    • A princípio para que se elimine a gordura corporal precisamos estar em uma dieta hipocalórica, e é ela a culpada pela perda de massa muscular caso não seja feita com a devida quantidade de carboidratos que irão suprir o gasto que temos durante o treino. Mesmo assim o uso da massa muscular como fonte de energia pelo nosso corpo é talvez a sua última opção, pois para haver a utilização de aminoácidos como fonte de energia, durante os exercícios, eles precisam ser liberados pelo fígado, e essa liberação é diretamente proporcional à intensidade do nosso esforço, e ela ocorre paralelamente à redução das concentrações de glicogênio estocados no músculo.
      Os compostos termogênicos vão ajudar a mobilizar a gordura estocada para suprir a demanda dos músculos por energia, retardando assim o uso dos aminoácidos, mas se a sua ingestão de carboidratos não consegui repor totalmente o glicogênio muscular eles serão usados e pode haver perda de massa muscular, por isso é importante uma dieta que, mesmo hipocalórica, supra suas necessidades de energia durante o treino.

      Sucesso

  76. tiago disse:

    bom dia claudio…
    isto realmente resulta?
    praticamente como é executado os abdominais e a colocação do gelo? é que não está bem explicito no texto (tempo de colocação de gelo, e tempo de abs) pode ser executado todos os dias?
    cumprimentos

    • Olá, Tiago
      Já expliquei isso várias vezes nestes comentários, mas não custa nada explicar novamente. Como está descrito na postagem o objetivo do gelo é aumentar a circulação no local da aplicação, então ele deve ser colocado e retirado várias vezes, pois caso contrário ele irá promover um vasoconstrição, que é o motivo dele ser utilizado logo após traumas musculares.

      Nessa técnica apenas se resfria um pouco a área da aplicação e logo em seguida com a retirada do gelo o corpo irá mandar mais sangue para esse local afim de restabelecer a temperatura corporal, então se coloca o gelo novamente, e assim por diante.

      O tempo ou a quantidade de abdominais irá depender do seu condicionamento físico, só é interessante que se procure fazer num ritmo que não acelere muito a FC pois isso irá provocar um aumento do consumo de oxigêno que irá recrutar outras vias metabólicas.

      Mas nada disso vai adiantar se sua dieta não estiver realmente equilibrada, e, principalmente, que ela não deixe seu corpo sentir que vai faltar alimento, pois sem o controle absoluto da dieta e dos horários da alimentação, mesmo que você use o método mais avançado do mundo, o corpo irá armazenar gordura para ser usada como fonte de energia reserva.

      Sucesso

  77. Gilberto disse:

    Ate me assustei com o resultado, eu fiz direirinho por 3 dias consecutivos e perdi 12cm de barriga e eu to bem barrigudo, faço abdominais com gelo durante meia hora, e tb estou fazendo a dieta da proteina, posso continuar fazendo normal?????

    • Olá, Gilberto
      Os exercícios sem dúvida, seria até aconsalhável torná-los um hábito pro resto da vida, porém é necessário que haja um equilíbrio entre os grupos musculares treinados para que não causem problemas posturais, a nossa região abdominal trabalha em conjunto com a musculatura da região lombar, formando um espécie de cinturão natural que protege a coluna, hoje em dia o termo da moda é a região do “core”, então é necessário que se treine essa região também.

      Já a dieta da Proteina se usada por longos períodos pode causar problemas na saúde, quer seja pelo excesso de amônia ou pela liberação de corpos cetônicos que o uso da gordura como fonte única de combustível provoca, o melhor é usar uma dieta equilibrada que tenha todos os macronutrientes que precisamos porém menores quantidades para que não haja o acúmulo de gordura corporal.

      Sucesso e parabéns pelos resultados.

  78. Tiago disse:

    ola claudio…
    também é possivel aplicar o gelo e fazer abdominais hipopressivos? tem o mesmo resultado?
    abraço

    • Olá, Tiago
      Os exercícios hipopressivos trabalham mais a musculatura profunda do abdome, como o transverso e os oblíquos internos, como a intenção aqui, com a aplicação do gelo e os abdominais é aumentar a circulação na área onde a gordura está armazenada, e como ela esta logo acima do reto abdominal, creio que os abdominais hipopressivos não seriam tão eficientes.
      No entanto os abdominais hipopressivos são ótimos para reduzir a medida da circunferência abdominal, e dependendo dos exercícos escolhidos, também para fortalecer o assoalho pélvico que sempre fica negligenciado.

      Sucesso

  79. Tiago disse:

    ola, obrigado pela resposta…
    ja agora posso por exemplo fazer abdominais hipopressivos num dia, e no outro dia abdominais normais, assim durante a minha vida toda? abraço

    • Até pode desde que você não esqueça de executar exercícios compensatórios para o restante do core (núcleo do corpo), pois ele é um conjunto de cerca de 29 músculos que trabalham coordenados para estabilizar a região lombar e pélvica, prevenindo lesões e garantindo a performance tanto em atividades esportivas como nas atividades da vida diária, e se treinarmos apenas uma parte deles pode nos trazer até problemas posturais.
      Aliás, para se trabalhar adequadamente o core, é necessário que se utilize uma diversidade de exercícios que abranja todas as funções que ele executa, com exercícios isométricos, de potência, de flexão, de extensão, de rotação, etc.

      Sucesso

  80. Tiago disse:

    entao sendo assim pode me estruturar um treino hipopressivo de abdominais, e outro treino de abdominais normal com a aplicação do gelo?
    abraço

    • Olá, Tiago
      A prescrição de exercícios só deve ser feita pelo seu instrutor, baseado na sua avaliação física, na sua anamnese e nos seus objetivos, não faz sentido e chega a ser irresponsabilidade prescrever uma série de exercícios desconhecendo esses fatores.

      Caso não tenha acesso a uma academia que disponha de um educador físico capacitado aqui no Power-Works já publiquei um guia de exercícios abdominais:
      http://power-works.net/2011/01/03/guia-dos-exercicios-abdominais-1%C2%AA-parte/

      Os exercícos abdominais hipopressivos consistem basicamente em expirar (soltar o ar) e encolher o abdome o máximo que conseguir, como se quisesse encostar o umbigo nas costas, mantendo os músculos contraidos por pelo menos 15 segundos no início.
      Não precisa prender a respiração, aliás, deve-se respirar mas mantendo os abdominais contraídos, passado o tempo é só relaxar devagar e descansar o suficiente para fazer outra repetição por mais 4 vezes.

      Essa mesma manobra se faz em pé, sentado, em quatro apoios, apoiado com as costas em uma parede com as pernas semi flexionadas mantendo a coluna reta, deitado em decúbito frontal com as pernas estendidas, com a pernas flexionadas, etc.
      No You tube você encontra alguns vídeos explicando, por exemplo este do Prof. Márcio de Arruda Campos da IFBB: http://www.youtube.com/watch?v=M90I5rJNg8E

      Sucesso

  81. Tiago disse:

    obrigado pela ajuda claudio
    grande abraço

  82. Tiago disse:

    ola bom dia.. posso substituir a meia hora de caminhada, por 15 minutos de corda?
    abraço

    • Olá, Tiago
      A intenção é que a atividade física utilizada nesse período não eleve muito a FC(frequência cardíaca) pois isso irá estimular o corpo ao uso de outras vias energéticas, porém se você tem um condicionamento físico que lhe permita pular corda sem aumentar a sua FC não há problemas.

      Sucesso

  83. juliana disse:

    olá claudio adorei seu blog, muito interessante…
    tenho 63 kg e 1.64 de altura ja malho faz 2 anos e tenho gordura abdominal.. queria saber se posso tomar whey pois estou treinando pesado mais tenho medo que me de barriga!
    me indicaram o whey isolado e uns dos seria o da vpx SRO que não teria carbo..
    queria que me desse uma sugestão!

    • Olá, Juliana
      Obrigado pelo incentivo, só não quero que leve o que vou dizer pro lado pessoal, acompanhe meu raciocínio.
      Se você treina há 2 anos e ainda tem gordura abdominal é porque a sua ingestão calórica está acima do que você gasta no seu dia a dia. Por isso se você simplesmente adicionar o whey, por melhor que ele seja, na sua dieta sem descontar as calorias a mais que ele irá acrescentar no seu total calórico você apenas irá ganhar mais gordura.

      Qualquer tipo de suplementação só deveria ser acrescentada na nossa dieta se realmente tivéssemos necessidade desses nutrientes, e o único jeito de saber isso é através de exames clínicos e de uma análise criteriosa da sua alimentação por um nutricionista. Se não for feito assim, pode ser o melhor suplemento do mundo, você vai jogar dinheiro fora.

      Caso não tenha acesso a um acompanhamento profissional tente, antes de começar a usar suplmentação, analisar friamente a sua alimentação, corrigindo tudo que estiver ao seu alcance, menos sal, menos açúcar, mais frutas, mais verduras, mais legumes, carnes, peixes, ovos, etc. sem esquecer das gorduras boas.
      Depois, caso realmente precise de um acréscimo de proteinas na sua dieta, começe com o seu whey, descontando as calorias dele da dieta.

      Sucesso

  84. Talita disse:

    Olá Claudio, adorei o seu blog!
    Bom vamos lá, pra começar estou satisfeita com o meu peso 64kg, 1,70 de altura. Só naõ aguento a gordura abdominal. Sempre fui magrela, a maior parte da minha vida eu pesei 50kg, Qual o mais indicado para ficar com uma barriguinha Belaa?? rsrs ? Dieta? tem uma semana que só como proteína, perdi 2 kg e perdi alguns cm de barriga tbm. Será que estou fazendo certo? Acho que um aerobico me ajudaria, mas fazendo essa dieta eu só posso fazer uma caminhada de 25 min… Isso ta certo? acho que eu aguentaria fazer um exercício mais pesado.

    • Olá, Talita
      Uma alimentação exclusivamente de proteínas não pode ser mantida por longos períodos, o problema com esse tipo de dieta, mesmo ela ajudando a forçar o corpo a utilizar a gordura armazena, é que o uso unicamente da gordura como combustível libera corpos cetonicos que em excesso causam alguns problemas no organismo, entre os menos graves estão tonturas, cansaço, fraqueza, halitose, etc. Para quem tem problemas renais o excesso de proteína na dieta também pode trazer problemas devido ao excesso de nitrogênio.
      Uma dieta equilibrada com todos os macronutrientes é sempre mais saudável, para minimizar um possível acúmulo de gordura por causa dos carboidratos basta optar pelos carboidratos de baixo índice glicêmico, como os cereais integrais e tubérculos, eliminando se possível as farinhas e os açúcares refinados.
      Os exercícios aeróbicos ajudam na redução de peso aumentando o gasto calórico, no entanto para que eles ajudem diretamente na eliminação de gordura armazenada é necessário uma alta intensidade, por isso prefiro a caminhada, apesar dos resultados demorarem um pouco mais.
      Se possível dê uma lida neste post:
      http://power-works.net/2011/02/01/emagrecer-e-uma-coisa-ganhar-massa-e-outra-coisa/

      Sucesso

  85. gipessoa10 disse:

    Olá Claudio! Parabéns pelo blog!
    Tenho 40 anos e peso 80 kilos, comecei a fazer uma reedução alimentar e comprei um simulador de caminhada onde faço 30 minutos por dia, logo faço exercícios para os braços com um peso de 1kilo. Já emagreci 6 kilos em dois meses. Hoje comecei a fazer os abdominais com o gelo, pus o gelo no abdome por 2 minutos e fiz 30 abdominais com os joelhos dobrados, pus novamente o gelo por 2 minutos, tirei o gelo e fiz mais 30 abdominais. Gostaria de saber se tá certo e o que posso fazer para criar músculo nos braços pois estão muito flácidos e ainda não tenho condições de pagar uma academia. Desde de já o meu muito obrigada!!

    • Olá, Gipessoa
      O dica do post é para ajudar a eliminar os últimos depósitos de gordura acumulada quando não se conseguiu eliminá-los por completo com um programa de dieta bem elaborada aliada a um treinamento aeróbio adequado, se utilizado antes disso os resultados nem serão visíveis a curto prazo.
      Para ganhar músculos é preciso uma série de exercícios com a utilização de sobrecargas progressivas, em casa, sem a supervisão de um profissional é uma tarefa que requer muito cuidado com a segurança e muita paciência e determinação pois os resultados demoram mais para aparecerem, Em todo caso eu publiquei uma série de postagens sobre o treinamento com o próprio peso que talvez possa lhe ajudar, se puder dê uma lida, são três partes:
      http://power-works.net/2011/01/03/treinando-com-seu-proprio-peso-parte-1/

      Sucesso

  86. Olá Claudio , fazendo a dieta da usp e 30 min de caminhada é possivel eliminar gordura localizada ?

    • Olá, Isa
      Já li em vários lugares que com a dieta da USP se consegue perder 14 kg em 14 dias, porém existem muitos mitos sobre a dieta da USP, um dos mitos é o próprio nome da dieta pois ela não tem nada a ver com a Universidade de São Paulo.

      O problema é que a dieta da USP realmente funciona, ela permite perder muito peso em pouco tempo, por isso ela é mais indicada para quem quer ir, por exemplo, a uma festa e precisa perde peso em pouco tempo. No entanto como ela é restritiva não se deve usa-la por longos períodos, para isso a reeducação alimentar sempre será a melhor opção.
      Infelizmente nós não conseguimos escolher de onde serão as gorduras retiradas para gerar energia, quer seja pela dieta da USP ou por qualquer outra, por isso um bom controle da ingestão calórica total apear de ser mais demorado e mais trabalhoso vai trazer melhores resultados sem causar problemas por deficiências nutricionais.

      Sucesso

  87. Albert Drummond disse:

    Olá,
    Decidi entrar na academia,depois de um ano comendo tudo o que eu quis, agora eu quero perder. Rs!
    Estou fazendo uma dieta simples; um iogurte ao acordar; activia, depois de 3 horas uma fruta, no almoço uma salada bem colorida, temperada só com limão, depois de 3 horas uma gelatina, dai tomo um comprimido de Stimerex e vou malhar, fico 1 hora na esteira direto, corro 10 minutos iniciais no 8, depois diminuo para o 6 e continuo a correr num ritmo mais lento, depois de 5 minutos aumento para o 8 novamente e fico intercalando até dar os 60 minutos.
    Chego em casa tomo um copo de água gelada com limão, e depois de 3 horas tomo uma sopa vono, cuja a caloria é 64.
    Em 5 dias consegui perder 2 kg, o meu percentual é de 30kg de gordura e 60 de massa magra.
    Gostaria de saber sua opinião sobre minha dieta e meu treino, o que me recomenda e aconselha.

    A minha intenção é perder pelo menos 15kg de gordura até dezembro.

    Preciso de uma orientação.

    Grande abraço.

    • Olá, Albert
      Nem ia responder a sua pergunta pois ela é típica das pessoas que só se lembram da atividade física quando o verão está chegando, e em nome da estética socialmente aceita como padrão se submetem seu corpo a todo tipo de atrocidades, por isso gostaria de te responder com outra pergunta:
      Até que ponto você acha que compensa colocar a sua saúde em risco por causa de algumas fotos sem camisa na praia?

      Sucesso

  88. Ohana disse:

    Adorei o texto e as respostas às críticas e indicações.

    Perdi 5 quilos em uma semana, sem essa “loucura” acima citada, alimentando-me adequadamente, diminuindo carboidratos e aumentando a ingestão de proteínas e, com exercícios físicos de caminhadas e alongamentos.
    Após essa semana, mantendo o mesmo ritmo, consegui uma perda de peso de 500 gramas.
    Na semana seguinte, consegui uma perda de 2 quilos e nesta semana que estou, novamente apenas 500 gramas.
    Houve durante as semanas uma oscilação na alimentação, ingerindo tanto proteinas, como mais carboidratos. Embora o peso não tenha diminuido tanto ao passar das semanas, minhas medidas estão cada vez menores e visivelmente estou perdendo gordura localizada.

    Minha dúvida, aproveitando alguns comentários que fugiram do tema central, é sobre a dificuldade de perda de peso após algum tempo, parece que o corpo “acostuma”. Isto é comum ou o meu organismo não está adaptado com alguma rotina que venho fazendo? Mesmo aumentando os gastos calóricos, o organismo parece estar lutando contra as perdas.

    Sobre o gelo, clinicas de estética apostam em métodos que prometem perda de até 20% da gordura na primeira sessão. Fiz em casa, usando esse método da bolsa térmica que comentou, e é visível a diminuição do volume (fiz na barriga), na qual é possível eliminar 2 cm, porém é uma redução que não se mantém, possui efeito momentâneo, até algumas horas após. Mas vale a pena e não possui nenhum efeito colateral.

    • Olá, Ohana
      Obrigado pelo comentário, essa técnica é apenas um recurso para eliminar as últimas reservas de gordura, que mesmo com a melhor das dietas do mundo teimam em permanecer onde menos queremos. Para tornar o efeito definitivo é preciso muitas sessões e um controle preciso da dieta para evitar que o corpo armazene gordura novamente.
      Quanto a sua dúvida é necessário que aprendamos como o nosso corpo reage às mudanças na dieta, em algumas pessoas essa mudança é rápida, em outras mais devagar, o ideal é que a redução do total de calorias ingeridas seja apenas o mínimo possível, dessa forma o corpo leva mais tempo para perceber que está tendo menos nutrientes e não abaixa o metabolismo tão rapidamente, o inconveniente é que se leva muito tempo para perder pouca gordura.
      Com o conhecimento das reações do nosso corpo dá para fazer uma dieta mais restritiva durante alguns dias, por exemplo, e quando o corpo vai começar a pensar em reduzir o metabolismo nós voltamos a uma alimentação normal por alguns dias evitando assim essa reduzida no metabolismo, e vamos repetindo o processo até chegarmos no peso desejado.
      Outra situação que pode estar ocorrendo é que você está controlando seu emagrecimento pelo peso, apesar de ser mais prático esse controle não mostra o que está acontecendo com seu corpo, pois, por exemplo, um dia que você exagere um pouco no sal você ficará mais inchada e isso, na balança, significa aumento de peso.
      Se tiver tempo dê uma lida neste post: http://power-works.net/2013/07/18/como-elaborar-uma-dieta-personalizada-para-os-seus-objetivos/
      nele tem algumas dicas para fazer uma boa dieta.

      Sucesso

    • Gipessoa disse:

      O que você acha dos termogênicos? Ajudam a diminuir as gorduras localizadas? Pergunto porque emagreci, porém continuo com a barriga grande e pareço abatida.

      • Olá, Gipessoa
        Termogênicos funcionam, mas não se pode depender deles exclusivamente para perder a gordura, eles apenas irão dar uma acelerada leve no metabolismo e isso vai facilitar a perda de gordura, mas se a dieta não estiver adequada o efeito visível será mínimo.
        É melhor deixar para utilizá-los quando estiver nos momentos finais de alcançar seu objetivo, até lá invista nos exercícios localizados para fortalecer a musculatura abdominal, principalmente a mais interna, pois isso ajudar a diminuir a circunferência abdominal e aumentar o tônus muscular.
        Nessa etapa pode-se aumentar o uso de alimentos que tem efeito termogênico como canela, chá verde, pimenta, gengibre, etc. apenas para aumentar um pouco a queima da gordura. Mesmo que eles tenham um efeito apenas psicológico, eles irão ajudá-la a se manter motivada.

        Sucesso

  89. Gustavo disse:

    Boa noite Claudio,

    Tenho 1,90 e estava pesando 86kg…sempre pedalei, mas por questões profissionais esse ano
    deixei o habito de lado. Resolvi voltar a praticar alguma atividade física de leve, e pra isso reformulei todo meu cardápio, eliminando refrigerantes e alcool, e mantendo uma dieta hipocalórica, e caminhando e correndo 6km dia sim dia não…cheguei aos 82kg. Não tenho objetivo de ficar forte, mas sim de diminuir a gordura abdominal…a linha da barriga esta hoje em 95cm…Será que estou no caminho certo?

    Abraços

    • Olá, Gustavo
      Em termos gerais o caminho é esse mesmo, uma dieta hipocalórica aliada a prática de exercícios. No entanto, o nosso corpo possui uma enorme capacidade de adaptação e ele sempre vai tentar trabalhar da forma mais econômica possível quando o alarme de uma possível escassez de nutrientes toca. Isso é o nosso instinto de autopreservação e é graças à ele que evoluímos até aqui. Para diminuirmos o nosso percentual de gordura corporal até o ponto de eliminarmos toda a gordura acumulada na região abdominal é preciso que a dieta seja hipocalórica, mas não até o ponto que o corpo vai reduzir a velocidade do metabolismo e, apesar de existirem outros protocolos, tentar dividir a ingestão de alimentos em várias pequena refeições durante o dia.
      Fora isso, temos que evitar a ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico para diminuir a liberação de insulina ao máximo, pois apesar dela ser um hormônio anabólico ela também controla o armazenamento de energia em forma de gordura.
      Se você pesquisar na net irá encontrar várias tabelas com o índice glicêmico dos alimentos como esta:
      http://www.diabetes.org.br/attachments/212_Tabela_de_IG.pdf
      Procure usar os alimentos com níveis médios para baixo, e, quando não for possível, pelo menos optar pela forma de preparo em que o índice seja menor.

      Sucesso

  90. Nutricionista disse:

    Hey all, Today by means of Yahoo simultaneously since hunting for a relevant topic, your web blog emerged, it appears to be being fantastic. I’ve got book marked in order to favourites features|added to our favorites.

  91. Jocaffi Breda disse:

    Olá Claudio, tudo certo? Estava procurando algumas informações sobre “gordura localizada” e achei bem interessante a sua proposta. Na verdade, estou a poucos meses malhando, pois por incrível que pareça passei quase 20 anos sem fazer nenhuma atividade física regular (hoje estou com 41 anos). Atualmente estou treinando musculação 4 x por semana e quando iniciei pesava 83,5 quilos com 1.80 m e depois de 3 meses meu peso aumentou para 91 quilos, e tive um aumento considerável de minhas medidas, porém, eliminei cerca de 5 centímetros de circunferência abdominal neste período, porém, ainda tenho um pouco de gordura localizada no abdômen, desta maneira lhe pergunto, visto que minhas medidas abdominais “estagnaram” e as demais medidas estão aumentando, pode-se dizer que meu corpo esta respondendo bem ao treinamento? E dados o pouco período de treino, é possível que com mais tempo eu diminua mais a cintura sem perder o volume adquirido? E utilizando esta técnica que você apresentou, mesmo fazendo uma dieta para aumentar a massa muscular, posso conseguir bons resultados na eliminação da gordura existente?

    Um abraço e sucesso!

    Jocaffi

    • Olá, Jocaffi
      Cada um de nós tem os locais onde o corpo armazena a gordura com mais facilidade, isso é definido genéticamente e não temos como mudar, por isso o local onde ele primeiro armazenou gordura, lá nos tempos das mamadeiras com “maizena” de nossas mães são os locais mais difíceis de eliminar, isso não que dizer que seja impossível, mas ao menor deslize na quantidade de calorias ingeridas elas irão se acumular lá.

      O método do post funciona para eliminar esse últimos depósitos, mas tem que estar acompanhado de uma dieta que não dê chance do corpo acumular gordura, isto é, bem precisa, e de preferência hipocalórica. Porque a quantidade que conseguimos retirar usando esse método é muito pouca e se a dieta não colaborar você não irá ter resultados.

      Para os mais abonados existe a opção da Crioterapia, onde s moléculas de gordura são literalmente congeladas a cada sessão e depois eliminadas, os resultados são mais visíveis no curto prazo, mas também precisam de uma boa dieta prá continuar visíveis, o que não é o caso das dietas para o ganho de massa muscular, pois a maioria é hipercalórica.

      Seus resultados estão muito bons, parabéns, espero que pegue o gosto pela atividade física e que ela se torne um hábito.

      Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s