Como Queimar Calorias 24 Horas Por Dia

Como queimar calorias 24 horas por dia!

Muitas pessoas dizem que têm um metabolismo muito lento e por isso não conseguem emagrecer. Por mais que se empenhem em fazer vários tipos de dieta, elas não conseguem emagrecer.

Essa é uma das situações mais típicas que encontramos todos os dias, na verdade essas pessoas desconhecem o funcionamento do próprio corpo e por isso não tem resultados.

O que a maioria das pessoas não sabe é que podemos acelerar o nosso metabolismo, e com isso podemos queimar calorias 24 horas por dia.

Mas o que é o Metabolismo?

Tentando explicar numa linguagem simples, o metabolismo é o processo em que o nosso corpo queima calorias prá se manter vivo, isto é respirar, digerir os alimentos, fabricar os hormônios, circular o sangue, excretar os supérfluos e subprodutos, etc.

O nosso corpo já queima calorias 24hs por dia, todo santo dia, mesmo que você malhe ou não. O nosso corpo precisa de energia o tempo todo, mesmo quando estamos dormindo.

Como aumentar o metabolismo?

Alguns fatores, como a prática de exercícios ou disfunções hormonais, afetam o nosso metabolismo, mas não é tanto assim a ponto de mudar drasticamente nossa morfologia.

O que mais afeta o metabolismo é a quantidade de tecido muscular que possuímos. Os nossos músculos são tecidos vivos e precisam de calorias prá se manter vivos, 24hs por dia, todo santo dia.

Quanto mais músculos nós tivermos, mais calorias iremos queimar, independente do nosso nível de atividade, da nossa idade, etc

Vamos ver mais alguns fatores que elevam nosso metabolismo:

A quantidade de refeições: Só prá fazer a digestão nosso corpo gasta muitas das calorias que ingere, quanto mais refeições fizermos maior será o gasto do nosso corpo, estudos dizem que elevando o número de refeições prá seis aumentamos em 15% o nosso metabolismo.

Por isso aquela regrinha de comer a cada três horas funciona tanto para emagrecer como prá ganho de massa muscular.

O cuidado com a escolha das dietas: Dietas que preconizam manter baixa a ingestão de gordura resultam em uma baixa produção hormonal o que leva à diminuição do metabolismo.

O cuidado com a hidratação: Todos nós sabemos que mais de 70% do nosso corpo é composto por água. Se nosso corpo perceber que vai faltar água ele irá fazer com que o nosso metabolismo diminua prá se precaver.

Não se estresse: O stress também pode diminuir o nosso metabolismo pois ele coloca o nosso organismo em estado de alerta e prá isso ele irá armazenar calorias prá uma fuga eventual ou uma luta, vestígios do nosso instinto animal.

Existem também muitas pessoas que tendem a comer mais quando estão estressadas ou ansiosas, aí, além de não queimar o que já estava acostumado, o excesso favorece o acúmulo de gordura.

Da genética não tem como fugir, algumas pessoas têm naturalmente um metabolismo mais acelerado do que outras. Nós não podemos mudar a nossa genética, mas podemos estimular a aceleração do nosso metabolismo.

As pesquisas apontam prá diminuição do metabolismo pela falta de músculos e não pela idade, idosos com grande massa muscular conseguem manter seu metabolismo acelerado.

Nós não perdemos músculos só porque ficamos mais velhos, e sim pela da falta de uma atividade física constante que mantenha ou desenvolva os nossos músculos.

Na cultura ocidental onde os velhos são tratados como seres inativos e incapazes faz a pessoa entrar num circulo vicioso, ela não se exercita porque está ficando velha, o seu corpo diminui o metabolismo por que não tem massa muscular, a pessoa não sente fome e passa a ingerir menos alimento, o que faz com que seu metabolismo diminua ainda mais, é o caminho do fim…

Outro fator que muitos erram na elaboração de dietas, até nutricionistas, é
considerar duas bolachas como uma refeição, ou então duas folhas de alface e um filezinho de frango ser classificado de almoço.

Com uma refeição dessas o nosso corpo não vai reconhecer que está se alimentando e, portanto abaixa mais o metabolismo prá se precaver. As refeições devem ser grandes o suficiente pro nosso corpo perceber que está se alimentando.

Uma dica é a inclusão de fibras que exijam muita mastigação, pesquisas indicam que depois de 20 minutos de mastigação a nossa sensação de saciedade é ativada e a velocidade do metabolismo mantida.

No início de uma “dieta para emagrecer” o nosso organismo vai estar com um metabolismo normal e nós vamos perder peso durante os primeiros dias e iremos pensar que estamos no caminho certo. Só que o nosso corpo vai perceber que está faltando comida e vai diminuir o nosso metabolismo e essa dieta passa a não fazer mais efeito.

Aí nós voltamos a comer normalmente o que comíamos antes. Nós acabamos engordando tudo de novo. E isto vale para qualquer dieta, pode ser a dos sucos, das proteínas, da USP, ou qualquer outra dessas “dietas da moda”.

A melhor solução para emagrecermos é, sem dúvida, aumentar o nosso metabolismo, para isso precisamos:

Parar de acumular gordura nova:

Devemos fazer uma mudança nos nossos hábitos alimentares e parar de ficar acumulando gorduras novas todo dia. Nós engordamos porque abastecemos o nosso corpo com mais calorias do que ele precisa. Então a solução está na mudança dos hábitos alimentares.

Uma dieta super rígida como já vimos é ineficiente, é possível comer o que gostamos se ingerirmos apenas a quantidade da qual o nosso corpo precisa. Comer além do que o necessário é que faz com que o corpo acumule gordura.

Acabar com a gordura existente:

Para isso devemos combinar vários fatores:
Estabilizar os nossos níveis de glicose no sangue.
Devemos comer mais freqüentemente e em menor quantidade evitando assim um pico de insulina.

Praticar exercícios aeróbios e exercícios anaeróbios.
Os aeróbios, tipo bicicleta ou caminhada irão ajudar a queimar as gorduras enquanto fazemos os exercícios.
Lembre-se que 30 minutos de corrida na esteira consomem aproximadamente 300 calorias

Já os anaeróbios, como a musculação, irão nos dar mais massa muscular prá mantermos nosso metabolismo acelerado o dia inteiro, além do mais uma sessão de musculação consome cerca de 700 calorias em uma hora.

Existem alimentos que naturalmente aceleram nosso metabolismo, como o café, a pimenta, a canela, o chá verde, muitos dos suplementos comercializados como termogênicos são na verdade preparações com esses alimentos, mas não abuse, tudo em excesso acaba fazendo mais mal que bem.

Um bom treino

Claudio

About these ads
Galeria | Esse post foi publicado em Dietas, musculação, Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para Como Queimar Calorias 24 Horas Por Dia

  1. Sheron disse:

    Oie Claudio;
    Muito interessante seu artigo, não sabia que uma seção de musculação consumia tantas calorias assim.
    Talvez seja por isso que meu ganho de massa magra seja prejudicado, porque acabo gastando mais do que meu corpo precisa para evoluir.
    Eu sempre no final da musculação fazia 30 á 40 minutos de esteira, hoje não faço mais.
    Estou pensando em fazer os aeros separados da musculação, aeros na parte da manhã e a musculação a noite.

    • Olá, Sheron
      A quantidade de calorias queimadas durante um treino de musculação varia muito pois depende da intensidade do treino, do tempo de descanso entre as séries, da carga utilizada, dos grupos musculares treinados, etc. mas a maior vantagem do treinamento resistido é que após o treino o metabolismo fica levemente acelerado enquanto os músculos estão se recuperando, os estudiosos medem isso através do EPOC (abreviatura de: consumo de oxigênio pós exercício em inglês), aliás esse indice é útil para escolher também as atividades aeróbias, é so procurar entre elas quais tem o maior EPOC e adicionar aos treinos.

      Só adiantando um pouco a sua pesquisa, depois da musculação as atividades com maior EPOC são a corrida e as lutas.

      A divisão dos treinos aeróbios e anaeróbios é interessante, só precisa conciliar os dois para que garanta o descando dos músculos, por exemplo, se treinou pernas hoje a noite amanhã de manhã não será um bom dia para corrida.

      Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s